peças decorativas para sala

Peças decorativas para a sala: consiga um espaço a seu gosto

Decorar a sua sala não tem de ser um processo demorado e dispendioso. Por vezes, são os detalhes que fazem toda a diferença e este é um desses casos. Continue a ler para saber como usar peças decorativas para a sala e conseguir um espaço a seu gosto de forma simples e sem gastos elevados. 

peças decorativas para sala

Planeie a sua decoração da sala

Para redecorar a sala a seu gosto, é necessário algum planeamento. Antes de fazer aquisições, veja o que é possível melhorar com as peças já existentes e que objetos mandar fora.

CFR – PT – TEXT – Ebook 4 – Salones

Pondere mudar os móveis de sítio, estimulando a entrada de luz natural e a otimização do espaço. Só depois desse passo poderá decidir de forma concisa de que peças decorativas precisa para transmitir a ambiência desejada.

peças decorativas para sala

Têxteis: vista a sala com novas roupagens

Uma das formas de renovar o visual da sua sala é através dos tecidos, designadamente os tapetes, as cortinas ou as fronhas das almofadas de sofá. Estas peças têm um grande impacto estético e, tratando-se de tecidos, poderá optar por uma vasta escolha de padrões e também de texturas. Se sentir o espaço vazio, pondere colocar uma tapeçaria numa parede. Se não tiver possibilidade de trocar de sofá, experimente trocar apenas a capa ou completá-lo com almofadas decorativas. Conjugue estes elementos como preferir e não tenha receio de experimentar combinações com elementos diferentes.

peças decorativas para sala

Não seja demasiado literal com as peças decorativas

Se optar por um estilo decorativo em concreto, evite uma abordagem estética demasiado literal. Sirva-se dessa escolha para se inspirar sem deixar de parte o seu toque pessoal e opte sempre pelas peças decorativas que lhe transmitam uma sensação de bem-estar e de pertença.

Se preferir um estilo mais naturalista, mantenha a simplicidade dos móveis e jogue com a rusticidade decorativa. Se tiver plantas interiores, use vasos de vidro ou de barro. Recorra a flores secas para alguns salpicos de cor. Se necessitar de arrumação, pondere caixas ou cestas de vime ou corda.

Caso prefira uma sala mais contemporânea, não exagere nos objetos mais futuristas e avant-garde e opte por linhas simples para contrabalançar a intensidade dos objetos decorativos. Procure usar as peças decorativas para pontuar o espaço com elementos gráficos, metalizados ou em vidro.   

Se optar por uma influência cultural específica, selecione somente alguns objetos diretamente ligados a essa referência e mantenha os restantes elementos neutros, por forma a dar destaque a essas peças decorativas sem saturar o espaço.

peças decorativas para sala

Escolha peças com caráter para a sua sala

As peças decorativas têm por principal função unificar a ambiência da sala e conferirem identidade ao espaço. Tenha o cuidado de não sobrecarregar a sala com demasiada decoração e selecione objetos com caráter, sejam os de maior destaque (molduras e tapeçarias de parede, almofadas de sofá ou figuras decorativas) sejam os mais discretos (vasos, bases de velas ou pequenas caixas de arrumação). 

Procure sempre uma sala apelativa para si e condizente com as suas necessidades. Não se esqueça de incluir os elementos de iluminação e de arrumação nas escolhas decorativas e de aliar a funcionalidade à estética. 

CFR – PT – POST – Ebook 4 – Salones