pintar azulejos cozinha

Guia prático para pintar azulejos de cozinha

A cozinha está a precisar de uma lufada de ar fresco mas o orçamento é reduzido? Alguma vez pensou em pintar os azulejos da cozinha? Uma técnica fácil e prática, tem vários pontos a favor, principalmente o de deixar a cozinha com um ar completamente renovado e na cor que sempre quis ter nesta divisão. 

pintar azulejos cozinha

Vantagens e desvantagens de pintar azulejos de cozinha

O lado positivo de pintar os azulejos da cozinha é fácil de perceber: uma obra mais económica, menos trabalhosa e mais rápida de executar.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

É claro que também existem algumas desvantagens que são importantes contemplar: esta redecoração requer algum trabalho preliminar, vai pintar as juntas dos azulejos (o que visualmente pode não ficar como imagina) e a médio-longo prazo, existe o risco da tinta começar a descascar. Conhecidos os pros e contras, descubra agora o passo-a-passo simples para transformar a sua cozinha de um dia para o outro!

pintar azulejos cozinha
As vantagens de pintar azulejos de cozinha sobrepõem-se às desvantagens

5 passos para pintar azulejos de cozinha

1. Limpar os azulejos

O primeiro passo é preparar a superfície, o que implica sempre uma limpeza a fundo dos azulejos da cozinha, usando uma mistura de água quente e detergente neutro. Se os azulejos estiverem muito sujos, utilize um produto desengordurante apropriado e troque a água do balde sempre que necessário. Deixe os azulejos secarem bem.

2. Reparar os azulejos

Se tiver azulejos partidos ou rachados na cozinha, esta é a altura de os reparar, caso contrário estes defeitos vão ficar à vista sob a camada de tinta. Feita a reparação, aplique uma massa branca para regularizar esta superfície, nivelando assim o espaço entre as juntas e os azulejos. Deixe secar cerca de 3 horas.

3. Lixar os azulejos

Após a aplicação da massa, este passo é crucial para assegurar que toda a superfície dos azulejos da cozinha esteja efetivamente uniforme e preparada para ser pintada. Pode utilizar uma máquina de lixar ou fazê-lo manualmente com uma lixa de grão fino, passando cuidadosamente nas zonas da massa. No final, lave novamente os azulejos para retirar quaisquer resíduos ou pó.

4. Preparar os azulejos

Com os azulejos da cozinha devidamente reparados, nivelados e lixados, o próximo passo é assegurar que a superfície esteja apta para ser pintada, neste caso, com a aplicação de uma demão de primário. Escolha um primário aquoso que irá ajudar a assegurar a aderência da tinta.

5. Pintar os azulejos

O último e mais esperado passo! Certamente já escolheu a cor da tinta que vai utilizar para pintar os azulejos da cozinha – certifique-se apenas que é uma tinta adequada para azulejos, de preferência de elevada qualidade. Pinte os azulejos com um rolo e conte com pelo menos duas demãos, respeitando o tempo de secagem entre ambas. No final, avalie a necessidade de uma terceira demão e, para garantir a durabilidade da pintura, considere a aplicação de um selante.

pintar azulejos cozinha
Pintar azulejos de cozinha: um projeto faça você mesmo com apenas 5 passos

Depois de pintar os azulejos da cozinha, e já que está com as mãos na massa, porque não mimar este espaço da casa com um detalhe decorativo novo. Deixe-se inspirar pela nossa seleção completa na secção de cozinhas da Conforama! 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas

About Post Author