pintar moveis cozinha

Pintar móveis de cozinha em 9 etapas e obter o efeito shabby chic

A tendência do estilo shabby chic como tema de base em cozinhas modernas está em altas. O diálogo entre o rústico e um mundo de outros estilos para combinar, a sustentabilidade, e o prazer de dar uma nova vida ao pintar os móveis da cozinha pelos seus próprios meios são de facto sensações verdadeiramente rejuvenescedoras.

pintar moveis cozinha
A tendência do efeito distressed aplicado à mobília da casa está agora também presente nas infraestruturas em metal como por exemplo o exaustor da cozinha, neste caso sendo o nome da técnica aplicada para conseguir este efeito patine.

O que é o estilo shabby chic/

Está a ver a moda das calças jeans rasgadas e com o efeito stone washing/ O estilo shabby chic pode-se definir como sendo uma parte integrante dessa zona estética – só que em vez de ser nos jeans, é nos móveis.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Mais concretamente, o shabby chic trata-se de um estilo de design de interiores no qual a principal característica se trata da escolha da mobília tendo em conta a sua aparência antique chic e sinais de desgaste, ou então quando é aplicado o efeito distressed a novos elementos do mobiliário da casa para obter a aparência de uma antiguidade.

pintar moveis cozinha
A graciosidade do estilo shabby chic numa versão mais soft que potencia o efeito clássico integrado no rústico moderno.

DIY pintar móveis de cozinha em estilo shabby chic 9 etapas:

IMPORTANTE: Para este tipo de trabalhos manuais que envolvem tintas e outros produtos que não devem ser mantidos abertos em supefícies fechadas, deve sempre procurar trabalhar ao ar livre, ou pelo menos de janela aberta.

  1. Plano

A primeira coisa a ter em mente para o sucesso do seu projeto DIY shabby chic é pensar o resultado final até o conseguir visualizar claramente quando fechar os olhos. Há várias opções dentro deste estilo, e por isso convém decidir antecipadamente o seu objetivo.

Por exemplo, convém decidir se prefere optar por acentuar a cor natural da madeira através de uma única de mão com um branco suave que depois irá desgastar, ou se prefere uma cor mais forte como um azul cyan desgastado em camada superior para se ver através da primeira de mão de branco até à madeira original. Assim, aconselhamos a fazer uma pesquisa na internet para se inspirar antes de começar.

  1. Reunir o material

No limite, tudo o que precisa são duas tintas diferentes, uma lixa para madeiras, espátula de aço, diluente, folhas de jornal e equipamento de protecção. Porém, como imagina, quanto mais completa for a sua lista, mais facilmente e com mais qualidade irá conseguir o resultado final.

  • 2 Pincéis: o ideal seriam 2 cerdas de trinchas sintéticas de boa qualidade (uma para cada cor);
  • Balde para limpar equipamento;
  • Cera;
  • Decapante;
  • Diluente;
  • Equipamento de protecção: roupa, calçado, e avental de trabalho, óculos de segurança, luvas de latex e máscara N95;
  • Espátula de aço laminado para trabalhos manuais;
  • Escova de polimento;
  • Folhas de jornal (muitas);
  • Folhas de lixa para madeiras grão 180-220;
  • Tintas: 2 ou mais cores de tintas para móveis efeito giz, tinta de argila, ou tinta de emulsão;
  1. Preparar a madeira

Remova o acabamento existente com uma espátula, não muito afiada, folhas de jornal e diluente. Caso o móvel tenha sido polido com cera utilize uma escova de aço, ou uma lixa de madeira e decapante no caso de o móvel estar envernizado. Existem várias combinações entre estes materiais que pode utilizar para obter resultados mais rapidamente, sempre utilizando o seu bom-senso e pesquisas na internet para o poder fazer em segurança.

pintar moveis cozinha
Pro-tip: Se achar que o look não está desgastado o suficiente, faça-se munir da escova de palha-de-aço ou da lixa de madeira, um prego afiado, e deite mãos à obra.

IMPORTANTE: muita atenção aos timings de secagem para não misturar químicos que possam entrar em processo de reacção.

  1. Aplicar a base

Aplique uma primeira camada de tinta acrílica à base de água para madeira. Isto irá tornar a madeira mais fácil de trabalhar.

  1. Aplicar a primeira camada de tinta

Aplique a primeira camada de tinta acrílica para madeira à base de água. Se quer que o aspeto final seja mais o de restauro e menos o de desgaste estético, finalize o projeto com um envernizamento em tinta acrílica. Em qualquer dos casos, resista aos impulsos e deixe a primeira de-mão secar convenientemente antes do próximo passo.

  1. O segredo

Aqui reside o segredo da coisa no maravilhoso mundo da arte de desgastar mobília. É muito simples: basta passar listras de cera para mobília onde pretende que a mobília tenha o efeito de desgaste. Para isto, pode aplicar a cera diretamente, utilizar um pano velho, uma esponja, ou um pincel de polimento.

  1. Aplicar a segunda camada de tinta

Quando aplicar a segunda camada de tinta acrílica à base de água para madeira, esta não irá aderir convenientemente nos sítios onde passou a cera. Et voilá! A magia acontece.

pintar moveis cozinha
Como é um projeto shabby chic, mesmo que não tenha um talento inato para trabalhos manuais o resultado nunca será muito ao lado. Acima de tudo, divirta-se!
  1. Retoques finais

Finalmente, depois da segunda camada de tinta secar, passe um pano suave em todo o móvel para limpar a tinta das zonas onde esta não aderiu (propositadamente). O resultado final irá observar um efeito brilhante, fresco, e rejuvenescido, como se a sua peça de mobília tivesse acabado de sair de um antiquário cheio de estilo.

  1. Last but not least 

Para terminar, dê uma passagem com verniz ou cera de abelha de boa qualidade para conferir um look lustruoso à peça final, prometemos que não se vai arrepender. Bons trabalhos!

 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas