Uma tradição antiga, “caiar” é pintar paredes com cal, tornando-as perfeitamente brancas e luminosas. Uma tradição que continua viva e com muitas vantagens, que dá nas vistas e na decoração, por isso, aprenda como preparar cal para pintar paredes. Vamos à primeira demão/
Porquê pintar paredes com cal/
Com uma longa e comprovada tradição que se estende ao tempo dos romanos, pintar paredes com cal ou “caiar” as paredes é uma técnica ancestral que se começou a utilizar muito antes da existência de tintas sintéticas. Mesmo com o aparecimento das tintas que conhecemos hoje, este método tradicional de pintar paredes manteve-se por vários motivos: é económico, é sustentável e tem um resultado final muito bonito.
Adicionalmente, a cal reúne um conjunto de características que faz com que se continue a utilizá-la para pintar paredes: a cal tem propriedades bactericidas, o que significa que deixa as paredes respirar, não ganha bolor, nem cheiro a mofo. Para além de ser permeável ao vapor de água, é purificadora do ar, ou seja, é possível utilizar a cal para pintar paredes exteriores e interiores.
Como preparar cal para pintar paredes
Preparar as paredes: Antes de caiar uma parede é necessário verificar que não existem buracos que precisam de ser tapados e/ou bolor, verdete ou manchas de humidade que necessitam de ser lavadas com água e lixívia. Feito isto (ou se não foi preciso) deve-se fazer uma leve raspagem às paredes, de forma a retirar tinta estalada, lixo ou pequenas imperfeições. No final, use uma vassoura para retirar quaisquer poeiras restantes.
Preparar a cal: Seguindo sempre as instruções e as quantidades indicadas pelo fabricante do produto, num recipiente de barro ou metal (não utilize plástico porque a cal irá derretê-lo), coloque a primeira pedra de cal e adicione água fria. Deve adicionar a cal lentamente, uma pedra de cada vez, sendo que a cal ferve rapidamente e pode também rapidamente queimar e ficar inutilizável. Use um pau e vá mexendo sempre muito bem este preparado para assegurar que a cal fica devidamente derretida – se a mistura não ficar homogénea, verá pedra e areia acumuladas no fundo do recipiente e não será possível utilizar a cal para pintar paredes. Quando tiver atingido a quantidade desejada, deixe repousar a cal durante pelo menos 48 horas antes de começar a caiar.
Caiar as paredes: Com a cal fluída, as paredes estão prontas para serem caiadas e os melhores utensílios para o fazer são as trinchas, brochas e vassouras, de preferência com um grande volume de pelo. O número de demãos depende da parede – se esta já foi alguma vez caiada, da qualidade do estuco e do resultado final pretendido – mas serão sempre necessárias, pelo menos, duas demãos. A primeira demão da cal é aplicada da esquerda para a direita e a segunda demão de baixo para cima, porém, a parede deve ficar a secar durante 24 horas antes de cada demão. Certifique-se sempre que a cal é facilmente espalhada e rapidamente absorvida pela parede, passando o pincel as vezes que forem necessárias.
3 dicas extra
1. A melhor altura do ano para preparar cal para pintar paredes é na Primavera/Verão. Para além de evitar caiar paredes em dias nublados, se a temperatura estiver muito elevada ou a parede muito quente, esta deve ser previamente humedecida com água.
2. Use o dedo para verificar a consistência da cal: se o dedo fica completamente tapado, a cal está muito grossa; se o dedo fica visível, a cal está pronta para ser aplicada.
3. Se a ideia é fugir um pouco ao branco e pintar com cor, saiba que é possível adicionar pigmentos naturais ou sintéticos à cal para pintar paredes e assim obter o tom desejado.
Uma técnica que continua a dar nas vistas, preparar e usar cal para pintar paredes é sustentável, visualmente impactante e saudável – quem vai experimentar/
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?