No momento de realizar trabalhos domésticos, é mais fácil contar com a ajuda extra dos aparelhos eletrónicos, sobretudo dos que nos facilitam as tarefas de limpar e cozinhas. A máquina de lavar loiça ocupa um lugar privilegiado entre os eletrodomésticos de cozinha. Precisamente porque não são muito baratos, convém conhecer algumas recomendações para prolongar a sua vida útil.
Conselhos para manter a máquina de lavar loiça em bom estado
- Uma regra básica é não introduzir a loiça e os talheres tal como foram levantados da mesa. Para evitar entupimentos, procure retirar todos os restos de comida, deitando-os ao lixo com a ajuda de algum talher. E para retirar restos de molhos e afins, nada melhor do que passar rapidamente os pratos por água no lava-loiça.
- Não exagere nas quantidades de sal e abrilhantador: as medidas são muito importantes, já que delas depende que a cal não se adira aos utensílios de cozinha e às paredes do eletrodoméstico, provocando obstruções.
- De vez em quando, faça uma pré-lavagem sem carga. Para isso, pode acrescentar um pouco de vinagre branco. Desta forma, a máquina mantém-se limpa e eliminam-se os eventuais restos de cal. Esta operação é especialmente recomendável quando o eletrodoméstico está algum tempo sem ser utilizado. Assim, ficará como novo.
- Não se esqueça do filtro. Há que retirar os restos que lá se depositam, tal como com a máquina de lavar roupa. Normalmente, está visível. Se não o encontra, utilize o manual de instruções do seu modelo (se já não o tem, tente procurá-lo online).
- Os braços da hélice de aspersão também se sujam. Faça-lhes uma revisão regularmente, para evitar que os orifícios de saída da água fiquem entupidos. Limpe bem, pois estes elemento costuma ser o que tem mais probabilidades de se danificar devido à entrada de sujidade. Coloque-a debaixo da torneira para libertar os restos de sujidade dos orifícios dos jatos de limpeza.