As cortinas são elementos indispensáveis em qualquer casa. Protegem-nos da curiosidade dos vizinhos, impedem que o sol estrague os móveis, conferem um ambiente mais acolhedor e contribuem para um espaço mais moderno. Se ainda não encontrou as cortinas certas, ponha mãos à obra e faça as suas, escolhendo os tecidos para cortinas mais adequados para cada divisão.
Tal como todos os têxteis, as cortinas são peças essenciais na decoração. Uma mudança total das cortinas tem o poder de renovar por completo a decoração da casa, dando um novo ar às divisões.
Apesar de ser fácil e barato renovar esta peça de decoração, é importante ter em conta que existe um tipo de tecido específico para cada divisão.
Para o quarto: tons sóbrios e efeito blackout
No quarto, a privacidade e a obstrução total da luz são as principais funções das cortinas. Por isso, o tecido escolhido deve ser o mais opaco possível. Nesta divisão, as cortinas devem ser de sarja ou tecido blackout. Opte por tecidos mais escuros, mas tenha atenção que cores muito escuras (como preto, azul-escuro, bordeaux, entre outros) podem tornar o quarto mais quente nos dias de muito sol.
Para o quarto das crianças, procure um tecido com estampa infantil ou outro tipo de estampa que estimule a imaginação. Um tecido com um padrão de estrelas, por exemplo, pode criar o cenário perfeito para muitas histórias de faz-de-conta no espaço.
Tecidos para cortinas: Na cozinha, cortinas ou estores de tecidos laváveis
Muitas vezes esquecida no que diz respeito às cortinas, a cozinha também merece ter uma decoração cuidada e cheia de detalhes. Aqui, podemos ser mais arrojados e escolher tecidos que não usamos para as cortinas de outras divisões, como, por exemplo, padrões de frutas ou outros alimentos.
Para esta divisão, deve escolher um tecido leve, como o voil. É imperativo que o tecido seja de fácil lavagem e secagem pois, por ser um local sujeito a fumos e gorduras, será necessário lavá-lo mais vezes do que as cortinas comuns. Outra excelente opção para a cortina são os estores.
Transparências, suavidade e sedução: as cortinas perfeitas para a sala
A sala é o espaço onde tem mais liberdade para brincar com as transparências dos tecidos. Nesta divisão, as cortinas adquirem um papel muito mais decorativo. Experimente combinar dois tipos diferentes de tecido, por camadas. Assim, poderá escolher o nível de obscurecimento e de privacidade que pretende, fechando apenas uma camada se quiser que entre mais luz na divisão ou as duas quando quiser o máximo de privacidade.
Sarja, linho, voil e seda são excelentes opções de tecidos para esta divisão, pois são leves, suaves e criam um jogo de transparências que cria um ambiente ainda mais acolhedor. Tente equilibrar o tecido das cortinas com o tecido do sofá. Evite combinações improváveis como, por exemplo, a sofisticação do veludo com a descontração do linho.
Agora que já conhece os tipos de tecidos para cortinas que melhor resultam em cada divisão, procure na nossa loja online as cortinas que servem que nem uma luva às suas janelas!
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?