placa de indução vs vitrocerâmica

Qual a melhor placa: de indução ou vitroceramica?

O fogão elétrico chegou para facilitar a nossa vida. Afinal, é rápido, prático e muito seguro. No entanto, escolher entre uma placa de indução e vitrocerâmica pode não ser tão fácil assim. Mas não se preocupe, depois de ler este artigo, saberá qual é a solução mais adequada para a sua cozinha.

placa de indução vs vitrocerâmica

Placa de indução vs vitrocerâmica: como escolher?

Não é fácil acompanhar todos os avanços tecnológicos que impactam a nossa casa e o nosso cotidiano. Também não é nada simples escolher entre cada vez mais opções na hora de comprar um eletrodoméstico.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

As placas elétricas têm ganhado popularidade, graças ao aspeto agradável e à segurança que oferecem. Além disso, são fáceis de instalar e de limpar. Se já optou pelo fogão elétrico, mas ainda não escolheu a sua placa, precisa de levar algumas informações em consideração para tomar esta decisão.

Saiba mais sobre a placa de indução e a placa vitrocerâmica, confira as diferenças entre as duas opções e descubra qual é a melhor solução para a sua cozinha.

Placa de indução

A placa de indução funciona através de ondas eletromagnéticas geradas por ímanes. Estes ímanes são ativados quando entram em contacto com uma panela ou outro utensílio de fundo magnetizável. Assim, apenas o recipiente é aquecido, não a placa. Confira as principais características da placa de indução:

  • Aquece rapidamente.
  • Aquece apenas a panela, não a placa.
  • É compatível apenas com utensílios de fundo plano e material magnetizável.
  • Funciona com tachos e panelas dos mais diversos tamanhos.
  • Evita o desperdício de energia.
  • Tem preços mais altos.
placa de indução vs vitrocerâmica
A Placa de Indução BOSCH PUE611FB1E oferece uma confecção mais rápida, com baixo consumo de energia.

Placa vitrocerâmica

A placa vitrocerâmica, ou de cerâmica vitrificada, é uma placa elétrica aquecida pela resistência que tem por baixo. Esta resistência elétrica transmite calor para a panela ou para qualquer outro recipiente que seja colocado sobre a placa. A vitrocerâmica tem as seguintes características:

  • Aquece lentamente.
  • Demora a arrefecer quando é desligada.
  • É compatível com qualquer tipo de utensílio.
  • Pode não aquecer bem panelas e tachos grandes, a depender do tamanho da.
  • Zona aquecida.
  • Desperdiça energia.
  • É mais acessível.

Placa de indução ou vitrocerâmica: qual é a melhor para si?

Visualmente, a placa de indução e a vitrocerâmica são muito parecidas. No entanto, têm características bem diferentes. Como mostramos neste artigo, ambas oferecem vantagens e desvantagens. A escolha entre placa de indução e vitrocerâmica, portanto, dependerá das suas prioridades — e do seu orçamento.

A placa de indução tem preços mais altos e, geralmente, consome mais energia. No entanto, leva menos tempo a aquecer e a cozinhar os alimentos, o que diminui o consumo energético. Além disso, gera menos desperdício, pois aquece apenas o recipiente, e não a placa.

Devido a esta característica, a placa de indução é também mais segura. Embora a maioria das placas vitrocerâmicas possuam indicadores de calor residual, que mostram quais zonas estão quentes, ainda há o risco de queimaduras. A placa de indução também adapta-se melhor a utensílios de diferentes tamanhos e é mais eficiente.

Por outro lado, além de ser mais barata, a placa vitrocerâmica é compatível com qualquer tipo de utensílio. Funciona com panelas e tachos de alumínio, cobre, cerâmica, porcelana, entre outros. Já a placa de indução funciona apenas com recipientes com fundo de aço, ferro fundido ou, em alguns casos, fundo multicamada. Além disso, o fundo deve ser o mais espesso e plano possível.

placa de indução vs vitrocerâmica
A Placa Vitrocerâmica TEKA TT 6415 tem painel Touch Control com sensores acústicos e bloqueio de segurança.

Se mesmo com todas estas informações, ainda não conseguiu escolher entre a placa de indução e a vitrocerâmica, temos uma sugestão: pesquise vários produtos. Analise as placas com o tamanho e o preço desejado para descobrir qual é a melhor opção para a sua cozinha. Afinal, cada marca e produto oferece funções e recursos diferentes, que podem ser adequados, ou não, para si.

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas

About Post Author