quanto gasta maquina de lavar roupa

Quanta água consome uma máquina de lavar roupa?

A máquina de lavar roupa é dos eletrodomésticos mais úteis e práticos que existem e, a verdade, é que não sabemos viver sem ela. Afinal, quem teria tempo para lavar a roupa à mão/ 

No entanto, apesar de ser um dos eletrodomésticos favoritos em qualquer casa, qual é o impacto que uma lavagem de roupa tem no nosso bolso/ Quanto gasta uma máquina de lavar roupa/ Já parou para pensar nisso/ 

A verdade é que, principalmente para aqueles que têm famílias numerosas e acabam por usar a máquina de lavar roupa mais vezes, o consumo deste eletrodoméstico pode ser significativo e fazer uma diferença no orçamento no final do mês, quando as faturas de luz e água chegam a casa. 

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Saber quanto gasta uma máquina de lavar é um ponto importante para conseguir economizar e fazer previsões e planeamentos financeiros.

Quanta água gasta uma máquina de lavar roupa

O consumo médio de água da máquina de lavar roupa é geralmente indicado pelo fabricante na etiqueta energética do eletrodoméstico, por isso é importante ter esse facto em atenção na hora da compra. 

Apesar de existirem muitos modelos com consumos diferentes, é possível calcular o valor médio. Especialistas, analisaram diversos modelos de máquinas de lavar roupa, chegaram à conclusão de que o consumo mínimo de água gasto numa lavagem na máquina de lavar roupa é de 38 litros, e o volume máximo cerca de 80 litros.

Nos novos modelos de máquinas de lavar roupa existem programas específicos que permitem poupar água durante a lavagem. 

Além disso, alguns factores podem interferir no consumo de água da máquina de lavar roupa. 

Um deles é o uso excessivo de detergente no momento da lavagem, que obriga a que a máquina use mais água para completar a lavagem. Utilize a dose adequada de detergente e amaciador para que a máquina não tenha de se esforçar mais do que o necessário para enxaguar as roupas. 

Alguns problemas no eletrodoméstico podem levar a que a seja consumida mais água, como, por exemplo, se a válvula de admissão deixar de funcionar, a máquina irá bombear constantemente água para o tanque, aumentando significativamente o consumo de água.

Quanta energia gasta uma máquina de lavar roupa

quanto gasta maquina de lavar roupa

Quanta energia gasta uma máquina de lavar roupa

Além do consumo de água, uma máquina de lavar tem outros custos, especialmente relacionados com o consumo de energia elétrica e pode ter um impacto significativo na fatura mensal. O cálculo do consumo de energia da máquina de lavar é feito em  quilowatts-hora (kWh) e esse índice é o que vai fornecer a base para o gasto em euros, ou seja, o custo que consta na conta de luz mensal.

Assim como acontece com o consumo de água, o fornecedor de máquinas de lavar também apresenta o consumo de energia na etiqueta energética do eletrodoméstico. A classe energética das máquinas de lavar roupa influencia o consumo de energia, então é importante analisar esta informação no momento da compra. Uma máquina de lavar de classe A irá consumir menos energia do que uma máquina de lavar de classe F, por exemplo.

Grande parte da energia consumida pela máquina de lavar destina-se ao aquecimento de água, pelo que, para poupar energia, pode optar por escolher programas com funcionamento mais curto a temperaturas mais baixas.

Uma máquina de lavar roupa eficiente deve combinar a lavagem eficaz com consumos moderados. 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas