Quanto custa renovar um apartamento - sala_destaque

Quanto custa renovar um apartamento? Vamos fazer as contas

Renovar um apartamento pode ser uma necessidade e uma lufada de ar fresco na nossa vida, mas a verdade é que também pode acarretar custos elevados. Antes de passares das ideias à prática, podes fazer uma estimativa de quanto custa renovar um apartamento. Vamos fazer as contas/

Quanto custa renovar um apartamento - sala
Uma sala renovada deve privilegiar a luz natural

Dependendo das obras e das opções, é inevitável: renovar um apartamento é sinónimo de gastos. A decisão de remodelar uma casa pode acontecer por vários motivos. Pode ser apenas para corrigir e retificar alguns problemas do imóvel que estejam a prejudicar a qualidade de vida dos moradores, mas também a danificar estrutura do imóvel.

É normal que, neste momento, surjam preocupações relativamente à quantidade de dinheiro que será gasto e o trabalho que se adivinha.

O ideal será planear e informar-se corretamente sobre os possíveis gastos. Essencial é também pensar num final feliz: um apartamento confortável, bonito e feliz. Assim, preparamos um conjunto de dicas para perspetivar um orçamento.

Que fatores ter em conta para renovar um apartamento/

São várias as variáveis que influenciam os custos totais de uma renovação. Aliás, todos os valores irão depender dos objetivos da renovação. Primeiro, é necessário analisar que áreas serão renovadas, incluindo os parâmetros desta renovação, os materiais que serão utilizados e a mão de obra.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Renovar a sala

Se não precisares de realizar obras de reabilitação, os gastos na renovação da sala vão depender dos teus gostos. Desta forma, se a ideia for apenas alterar o aspeto da divisão, podes mudar os móveis, a decoração, o sofá ou pintar as paredes. Nesta divisão, o orçamento irá variar de acordo com o que for trocado ou renovado, ou seja, pode oscilar entre os 150 ou 3.000 euros. No fundo, para reduzir o orçamento, podes sempre restaurar ou pintar os teus próprios móveis.

Remodelar a cozinha

Quanto custa renovar um apartamento - cozinha
Uma cozinha renovada pode ser sinónimo de menos gastos no futuro

A cozinha pode ser o espaço mais caro no que toca a renovações. No fundo, esta renovação pode passar por pavimentos, equipamentos, paredes e mobiliário. Indo mais longe, a renovação pode passar pela mudança de canalização, por exemplo. Neste caso, o valor pode chegar aos 7.000 euros, dependendo, novamente, do tamanho da cozinha do número de intervenções a realizar. Mas lembra-te: a mudança de eletrodomésticos mais eficientes, por exemplo, pode significar menos gastos no futuro.

Dar uma nova vida aos quartos

Quanto custa renovar um apartamento - quarto
Os quartos podem ganhar uma nova vida

A chegada de um novo elemento à família ou simplesmente a vontade de criar uma espécie de santuário de bem estar pode levar a várias alterações nos quartos. Neste espaço poderá não gastar tanto dinheiro, tendo em conta, por exemplo, que existem muitos armários embutidos. Podes simplesmente alterar a cama, as cómodas, a pintura e a decoração. Aqui, o orçamento poderá chegar aos 2.000 euros. 

Tem exteriores/ Também merecem uma renovação

A felicidade de ter ou uma varanda ou terraço ganhou uma nova força nos últimos tempos. Consequentemente, nasce também o desejo de melhorar e renovar esses espaços exteriores. Estes são espaços destinados, normalmente, ao lazer e relaxamento. Entre plantas, sofás de exterior, mesas e cadeiras, espreguiçadeiras as alterações podem variar entre os 150 e os 1.500 euros.

Quanto custa renovar um apartamento - jardim
Renovar um jardim pode ser maravilhoso para tirar melhor proveito dos dias de calor

Para estimar quanto custa renovar um apartamento também é necessário ter em conta o tempo que esta renovação pode demorar. Além disso, caso a ideia seja fazer uma renovação mais profunda, ou seja, que inclua renovar o chão, substituir as janelas, alterar as pinturas, as paredes, os acabamentos ou melhorar o isolamento, os valores irão aumentar.

Aqui apresentamos valores meramente representativos e de aproximação às necessidades básicas de uma casa, para fazeres uma estimativa de quanto custa renovar um apartamento. Assim, se pretendes inspirar-te na renovação da casa, fica a conhecer as principais tendências de decoração!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas