quarto de sonho

Saiba como conseguir um quarto de sonho

O quarto é o santuário do sono e o espaço indispensável para a regeneração do corpo e da mente. Ao conceber o quarto, existem vários aspetos a ter em consideração, em particular a funcionalidade do espaço, mas também uma decoração que promova o relaxamento e o bem-estar. Venha descobrir como conseguir um quarto de sonho.

quarto de sonho

Escolha um estilo de decoração para o quarto

O primeiro passo na conceção do quarto é a ambiência pretendida, só assim conseguirá uma decoração harmoniosa.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Independentemente da sua escolha, tenha sempre o cuidado de não sobrecarregar o espaço, de deixar entrar luz natural e de optar por peças que lhe tragam uma sensação de tranquilidade.

Deixamos-lhe uma lista das três tendências atuais de decoração para se inspirar:

Winter elegance: consiste numa predominância de tons escuros pontuados a dourado ou acobreado, criando um contraste suave e homogéneo do escuro para o metalizado. Para um acabamento mais caloroso, utilize têxteis como o veludo para as mantas e almofadas. Seja criativo na escolha dos objetos utilitários, aliando a sofisticação ao caráter. 

Cosy Natural: inspirada no estilo Japandi, esta tendência assenta nos materiais naturais. A madeira, em tons claros e médios para não escurecer o espaço, é o material de eleição para os móveis. Escolha materiais como o vime, a cortiça ou o linho para a decoração. Utilize flores secas, muito apreciadas neste estilo, para pequenos rasgos de cor.

Exotic Chic: a grande referência recai na arte tribal, sobretudo africana. Os contrastes claros e escuros da madeira ditam o sentido estético, que se completa com objetos alusivos à cultura tribal, como máscaras e estatuária, ou peças em vime e corda. Os padrões e grafismos são fundamentais para unificar a ambiência, com tonalidades castanhas e beges, verdes e amarelas.

O que evitar para conseguir um quarto de sonho

Materiais sintéticos: as tendências atuais não são alheias à consciência ambiental, verificando-se cada vez mais o gosto pelos materiais naturais.

Excesso de peças decorativas: priorize sempre a funcionalidade do espaço e a entrada de luz natural, tendo o cuidado de não sobrecarregar o quarto com objetos meramente decorativos.

Candeeiros pequenos: não tenha receio de aliar a iluminação à decoração e opte por candeeiros de maiores dimensões e esteticamente apelativos.

Tons lilases e rosas: estas cores estão já obsoletas, havendo uma preferência pelas tonalidades azuis e brancas.

Organização é a palavra de ordem

Um espaço desorganizado causa, logo à partida, um ruído visual incompatível com o descanso. De modo a conseguir um quarto sempre ordenado, crie um sistema de arrumação em função das suas necessidades. Atualmente, os aparadores estão muito em voga e podem ser conjugados com as mesas de cabeceira e o roupeiro. Se preferir, pode optar por uma cómoda ou por um chiffonnier, peças intemporais que nunca saem de moda. Se tiver pouco espaço, recorra a camas ou móveis inteligentes com arrumação. Não descure a organização do interior do roupeiro e evite os montes de roupa. Se necessário, adquira acessórios separadamente para uma melhor acomodação da roupa e do calçado.

CFR - PT -  BOFU - Dormitorios