Os quartos de adolescentes dependem da personalidade dos seus ocupantes, mas têm alguns elementos em comum. Geralmente, precisam de uma área para estudos, móveis que facilitem a organização, espaço para receber amigos e muito conforto e aconchego, já que a maioria dos adolescentes passa bastante tempo no quarto. Veja a seguir 7 ideias para um quarto incrível!
1. Simples e com cores neutras
Se quer um quarto de adolescente simples, mas aconchegante, abuse das cores neutras. Combine móveis com o mesmo tom de madeira ou a mesma cor neutra e use tons pastéis nas paredes. Deixe para adicionar cores e detalhes em elementos secundários, como almofadas, quadros, candeeiros e outras decorações.
Esta é uma ótima opção para adolescentes, pois costumam mudar de ideia e de gosto rapidamente. Se o seu filho ou a sua filha logo quiser uma nova decoração, não será preciso trocar os móveis e a cor das paredes, mas apenas alguns detalhes do quarto.
2. Com um toque vibrante
Quartos de adolescentes precisam ser alegres. Adicione um toque de energia ao quarto com pontos de cores vibrantes. Verde, azul e amarelo são ótimas opções para isto. Harmonize com tons neutros, como branco e cinza, ou com tons pastéis, desde que combinem. Mantenha a mesma cor vibrante em vários elementos — em detalhes de móveis diferentes ou em vários itens decorativos — para criar harmonia.
3. Com contraste
Já pensou em combinar azul com amarelo ou verde com roxo/ Por incrível que pareça, estas cores ficam bem juntas — e muito! Para criar quartos de adolescentes com contraste, não basta usar qualquer conjunto de cores, claro, mas há ferramentas online que permitem descobrir boas combinações. As cores complementares, como as citadas acima, são uma ótima opção para gerar impacto com equilíbrio.
4. Com quadros ou pôsteres
Num quarto simples, repleto de tons pastéis e com uma boa área livre, encher uma parede de quadros ou de pôsteres trará personalidade e jovialidade para o ambiente. A decoração vai refletir os gostos do adolescente e deixar o espaço mais alegre. No entanto, se o quarto for pequeno ou já tiver muitas cores e elementos decorativos, é bom tomar cuidado.
5. Com móveis multifuncionais
Para quartos de adolescentes com pouco espaço, há duas estratégias que podem ser seguidas: usar móveis multifuncionais e cores claras. Uma cama que inclui secretária, prateleiras e armários, por exemplo, cumpre diversas funções sem ocupar muito espaço. Já as cores claras, assim como os espelhos, fazem o ambiente parecer maior.
6. Com espaço para os amigos
Se não há um quarto de hóspedes na sua casa, é bom pensar numa outra opção para receber os amigos do seu filho ou filha. Uma cama dupla é uma ótima solução neste caso. Verifique se há espaço suficiente para a cama inferior sem atrapalhar a circulação no ambiente. Se a cama dupla ainda tiver compartimentos para armazenamento, melhor ainda!
7. Com beliche
Muitas pessoas não gostam de beliches porque imaginam uma cama de dois andares tradicional, que não contribui muito para uma boa decoração. No entanto, hoje há diversos modelos de beliches, e muitos deles são charmosos, aconchegantes e, frequentemente, multifuncionais.
Se dois irmãos ou irmãs precisam de dividir o quarto ou se as visitas são frequentes, considere adquirir este tipo de cama. O beliche pode ficar muito bem integrado no quarto com o uso de móveis e cores que combinam com a cama. Além disso, esta é uma ótima opção para economizar espaço.
As paredes e o piso também podem ser alvo da sua criatividade, com painéis, adesivos, cores impactantes e elementos inesperados. O importante é ter a certeza de que tudo combina — e de que tudo agrada ao seu filho ou à sua filha. Afinal, os quartos de adolescentes têm de ter a cara dos adolescentes, não a dos pais. É ótimo procurar fontes de inspiração, mas lembre-se de ouvir as ideias e as opiniões do dono do quarto.