cores que combinam com vermelho

A cor da paixão: que cores combinam com o vermelho na decoração?

Perdeu-se de amores pela cor da paixão, mas não sabe como a combinar com a sua decoração/ Não perca a esperança! Se o vermelho é a sua cor de eleição, saiba que existem várias cores que combinam com o vermelho. Dos tons neutros aos arrojados, descubra como coordenar a cor da paixão com outras cores.

cores que combinam com vermelho
Pequenos apontamentos em vermelho podem ser a solução para conseguir combinar esta cor vibrante

Adicionar cores à decoração da casa parece uma tarefa simples, mas nem sempre é assim tão fácil como pensamos. O exercício fica especialmente difícil quando falamos de cores vibrantes como o vermelho, o amarelo ou o laranja.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Para facilitar o processo de introdução de cores na sua decoração, trazemos-lhe algumas dicas sobre quais as cores que combinam com o vermelho.

O vermelho e os neutros: branco, cinzento e preto

Os tons mais fáceis de coordenar com o vermelho são os mais neutros, que ficam bem com tudo. Tons como branco, cinzento e preto ficam bem com todas as variantes de vermelho. O branco é um dos tons mais versáteis de toda a paleta de cores. Por esse mesmo motivo, é uma das cores mais utilizadas para equilibrar tons quentes como o vermelho, trazendo calma e simplicidade ao ambiente.

cores que combinam com vermelho
Tons neutros, como o branco, o cinzento e o preto são sempre apostas seguras

Já o preto e os cinzentos escuros devem ser usados com moderação. Conjugados com o vermelho, podem resultar num ambiente demasiado escuro e pesado. A dica para incluir estes tons numa divisão onde existem apontamentos de vermelho é criar equilíbrio com tons mais claros: bege, cinzento muito claro ou, como já mencionado acima, branco. Nestes ambientes, a iluminação (natural ou artificial) é determinante para criar um ambiente elegante e acolhedor. Colocar plantas de fácil manutenção também é uma excelente forma de tornar o ambiente mais leve.

Elegância instantânea: vermelho e dourado

Dourado e vermelho é uma combinação vencedora! Para criar um ambiente de opulência e luxo, nada combinar o vermelho com a cor do ouro. Muito utilizada pelos antigos reis e rainhas, esta combinação não está só associada à corte e a realeza, mas também a épocas de festa e abundância, como o Natal e a Passagem de Ano.

cores que combinam com vermelho
Vermelho e dourado: uma combinação cheia de elegância e glamour!

Para tornar esta combinação mais aplicável ao dia-a-dia, escolha móveis de madeiras claras: carvalho, choupo, faia… A simplicidade dos materiais naturais traz sobriedade à exuberância do vermelho e do dourado. Evite escolher móveis de ferro ou madeira escura, sob pena de tornar o ambiente demasiado pesado e reduzir a luminosidade da divisão.

O vermelho e as outras cores

Na verdade, não existe uma regra sobre cores que combinam com o vermelho. Todas as cores podem ser conjugadas com o vermelho, desde que haja equilíbrio entre as tonalidades. Tons que sejam vibrantes, como o verde, o amarelo e o roxo, devem ser usados com cautela quando combinados com vermelho.

cores que combinam com vermelho
Motivos étnicos também são excelentes opções para conjugar com o vermelho

Se for esse o caso, use o vermelho para realçar pequenos detalhes da decoração, apostando em itens que sejam facilmente substituíveis caso se canse da cor vermelha ou pretenda introduzir outra cor vibrante na decoração. Cestos de verga e padrões étnicos são ótimos para realçar o vermelho sem tornar o ambiente demasiado pesado.

E lembre-se: tal como na moda, na decoração o mais importante é que se sinta bem!

 

CFR – PT – POST – Ebook 4 – Salones