Medidas de colchão

Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas

As medidas dos colchões disponíveis no mercado espanhol ainda é um assunto que ainda achamos um pouco difícil quando se trata de escolher um modelo ou outro. E há muitas dúvidas sobre os tamanhos que podemos encontrar e em que casos são recomendados. Neste artigo esclarecemo-los todos para si.

O tamanho é importante

Devemos começar por assumir que a escolha de um colchão é provavelmente uma das decisões mais importantes a serem tomadas quando se muda de casa ou se torna independente. Embora por vezes estejamos mais interessados em decidir sobre o tipo de sofá, o estilo de mobiliário ou a decoração, não temos em conta um fato vital: que vamos passar cerca de um terço da nossa vida a dormir no nosso colchão. Isto não conta o tempo que passamos no nosso colchão a navegar na Internet, a utilizar o nosso smartphone ou a ver televisão (e, claro, a participar noutros passatempos que normalmente são feitos na horizontal).

Por esta razão, para além dos materiais ou tecnologias do colchão, um fator determinante é o tamanho do colchão, pois é o que basicamente garante que todo o nosso corpo é apoiado no colchão, bem como a liberdade de movimento durante o sono ou enquanto estamos acordados.

CONFORAMA - PT - Os melhores colchones para um descanso de sonho

Para os gananciosos que querem a cama inteira

Se gosta de dormir sozinho com um colchão inteiro só para si, deve optar por um colchão gémeo/único. Este é o colchão tradicional de solteiro.

A largura destes colchões é de 90 cm, o que é mais do que suficiente, considerando que uma pessoa média precisa de uma largura de cerca de 75 cm para poder dormir confortavelmente. Desta forma, podem mudar de posição durante o sono livremente e sem medo de esbarrar nas paredes ou outros móveis, ou mesmo de cair no chão. Isto é especialmente útil para pessoas que se movem muito e mudam de lado enquanto dormem, o que é mais comum hoje em dia do que pensamos, como resultado do stress quotidiano.

Pode encontrar colchões individuais com alturas de 190 ou 200 cm, e dependendo da sua altura terá de escolher o mais adequado. Mas mesmo que não seja uma pessoa particularmente alta, se quiser ter muito espaço ou se usar a cama para estudar ou trabalhar (não tão raro no caso do teletrabalho), optar por um colchão de 200 cm pode ser uma boa escolha.

E como medida intermédia entre as opções que vimos, não podemos esquecer os colchões conhecidos popularmente como “corpo e meio”, 105 cm de largura e 190 cm de altura. Estes colchões são concebidos para pessoas maiores ou para aqueles que simplesmente querem espaço extra no seu colchão.

Medidas de colchão

Para dormir como um casal

O que conhecemos como “cama de casal” tem normalmente um colchão padrão de 135 cm de largura, cuja altura pode variar entre 190 cm e 200 cm. Um clássico!

Embora sejam concebidos para dormir como um casal, é verdade que podem ser um pouco desconfortáveis para algumas pessoas. E não para estragar o romantismo, mas aplicando uma fórmula simples e tendo em conta o que mencionámos no ponto anterior, se tomarmos como referência a largura ideal para uma pessoa descansar “à vontade”, 75 cm, e multiplicá-la por dois, veremos que talvez estes 135 cm fiquem um pouco curtos. De facto, é cada vez mais comum que este colchão concebido para casais seja a opção escolhida pelos solteiros, que preferem dormir sozinhos e estão à procura de espaço extra para dormir sozinhos.

Por outro lado, estamos também a assistir a uma mudança de tendência nos hábitos de sono e cada vez mais pessoas apreciam ter mais espaço quando dormem. Por esta razão, é normal que esta opção tenha sido gradualmente substituída por outras ainda mais espaçosas que apareceram no mercado, com larguras de 150, 160, 180 e até 200 cm de largura, o que significa que estamos agora a falar de “camas de casal”, as típicas que podemos encontrar em muitos hotéis.

Se isso não for suficiente, então continue a ler!

Medidas de colchão

Para dormir como rainhas… God save the Queen!

Sabemos que o co-dormir tem os seus prós e os seus contras. Não estamos aqui para falar das vantagens (correndo o risco de soar um pouco fora de moda novamente), mas devemos mencionar a sua principal desvantagem: dormirmos demasiado juntos. Para além de outros problemas relacionados, tais como lutar por causa dos lençóis, dormir sem espaço suficiente no meio significa que os movimentos do seu parceiro podem interromper o seu próprio sono.

Isto não acontecerá com um colchão de tamanho rainha e o seu tamanho padrão de 150 cm de largura e 200 cm de altura. Isto é mais do que suficiente para garantir conforto e uma confortável – e reconfortante – noite de sono para os adormecidos.

Dica: Muitos dos colchões que pode encontrar na Conforama estão equipados com independência da cama, uma tecnologia que divide a área de sono do colchão em duas, para que o seu parceiro não note os seus movimentos quando dorme.

E para dormir como grandes reis, o único e genuíno King Size

O King Size é, pelos seus próprios méritos (e tamanho), um dos mais populares tamanhos de colchões, associado a hotéis de luxo e de cinco estrelas. Portanto, não é de admirar que estejamos a falar do “rei” dos colchões, com uma largura bestial de 180 cm e uma altura de 200 cm.

Literalmente, cada membro de um casal poderia dormir numa das extremidades do colchão sem se esfregarem um no outro! Mas apesar da sua reputação como colchão exclusivo reservado aos ricos, não está hoje em dia fora do alcance de bolsos mais modestos. Contudo, se o seu sonho é ter este monarca de descanso, lembre-se de verificar se tem o espaço necessário para o colocar no seu quarto antes de o comprar. Caso contrário, poderá ter de o devolver à loja antes de poder experimentar a sua colossal superfície.

Mas há mais… o Tamanho do Rei Presidencial!

Guardamos o maior para o último: se pensou que o King Size era grande, espere até conhecer o Presidential King Size. Um colchão enorme de 200×200 cm, de forma quadrada, com uma área de superfície tão grande que poderia realmente dormir sobre ele, em vez de dormir sobre ele, poderia viver sobre ele se o desejasse.

De facto, o seu tamanho é tal que pode acomodar uma família inteira de três pessoas, cada uma com o seu próprio espaço; um adulto de cada lado da cama, e uma criança pequena no meio, sem que isso represente o menor problema para que todos eles possam dormir com todo o conforto. E estamos a falar de mais do que apenas um colchão; um artigo exclusivo que apenas os quartos mais privilegiados podem ter.

Medidas de colchão

Como vêem! No mercado espanhol pode encontrar uma grande variedade de tamanhos de colchões, desde pequenos a médios, e de grandes a gigantescos. Quando se trata de escolher o seu, para não cometer um erro, certifique-se de que sabe quanto espaço tem no seu quarto e, sobretudo, quais são os seus hábitos e preferências de sono. Se tem uma boa noite de sono ou uma noite difícil depende de si… e do tamanho do seu colchão!