Que tipos de madeira para móveis devo escolher para a minha casa?

A madeira é o material escolhido, por excelência, para a construção de móveis. Existem vários tipos de madeira para móveis e estes devem ser escolhidos de acordo com a finalidade do móvel. O tipo de madeira escolhido pode determinar a durabilidade e resistência do próprio móvel. Conheça as principais caraterísticas de cada tipo de madeira.

tipos de madeira para móveis

Conheça os principais tipos de madeira para móveis e as suas caraterísticas

Decerto conhece alguns tipos de madeira, tais como cedro, pinho, carvalho, entre outros… Mas sabe qual o tipo de madeira mais indicado para uma mesa de refeições? E para o mobiliário de exterior? Cada tipo de madeira tem características específicas, podendo ser mais adequadas para uma finalidade do que outra. 

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Em primeiro lugar, é importante fazer a distinção entre madeira maciça e chapas de madeira. Antigamente, os móveis de madeira maciça (madeira que não sofreu nenhum tipo de modificação) eram bastante populares. O mobiliário era comprado uma vez e durava para a vida toda. No entanto, este tipo de móveis causa um grande impacto ambiental, razão pela qual este tipo de madeira é cada vez menos popular. A oferta de móveis, atualmente, recai, em grande parte, nas chapas de madeira, mais sustentáveis e mais baratas.

tipos de madeiras para móveis

Atualmente, os móveis são fabricadas a partir de fibras de madeira e fibras sintéticas

As chapas de madeira são, na generalidade, feitas da mistura de fibras naturais com fibras sintéticas e podem ser de variados tipos. A sua resistência e durabilidade depende do processo de fabrico mas, à semelhança da madeira maciça, recebem o nome da fibra natural principal. Por isso, é comum encontrar, tanto em lojas de materiais como em lojas de móveis, os termos “chapa de madeira de cedro”, “chapa de madeira de carvalho”, etc.

Tipos de madeira para móveis de interior

Para mobilar a sua casa, existem diversos tipos de madeira que pode escolher. Nalguns casos, a questão estética será o único fator de desempate, uma vez que, para determinados móveis (como o móvel da televisão ou a secretária de estudo) a resistência da madeira não é um fator essencial. Por outro lado, para a cama, convém escolher uma madeira resistente, de difícil desgaste, pois irá suportar mais peso.

tipos de madeira para móveis

Uma das opções mais baratas para móveis de interior é o pinho

Entre os muitos tipos de madeira disponíveis no mercado, realçamos o seguintes:

  • Pinho: usado em quase todo o tipo de móveis porque é muito fácil de trabalhar, esta madeira pode ter uma tonalidade que vai do mais claro (tipo bege) até uma tonalidade mais escura (amarelada). 
  • Carvalho: extremamente versátil e com duas bonitas tonalidades – branco e vermelho – este tipo de madeira para móveis é sempre uma escolha acertada.
  • Mogno: uma madeira de eleição para móveis, graças às suas tonalidades mais escuras e visual clássico. É um tipo de madeira para móveis com um preço mais elevado, mas é uma madeira para a vida.
  • Cerejeira: com um brilho e uma luminosidade únicos, este tipo de madeira para móveis é frequentemente associada a luxo e elegância. É mais cara, mas também apresenta uma maior resistência.
  • Nogueira: conhecida pela sua beleza minimalista, grande versatilidade e tom avermelhado, entre os vários tipos de madeira para móveis disponíveis, este é um dos mais populares.
  • MDF: se procura tipos de madeira para móveis mais económicos, esta é sempre uma alternativa a considerar, sendo que a sua estrutura é produzida a partir de partículas prensadas. Não é a madeira mais resistente do mercado, mas apresenta uma boa relação preço-qualidade.
  • Eucalipto: extremamente multifuncional e sólida, este tipo de madeira para móveis tanto é recomendado para mobiliário de interior, como de exterior.

Tipos de madeira para móveis de exterior

Se está à procura de móveis para decorar o seu jardim, saiba que os tipos de madeira para móveis de exterior a escolher são importantes, porque o mobiliário ao ar livre está exposto a uma variedade de condições climatéricas, sendo alvo de um maior desgaste. Nesse sentido, estas são as melhores escolhas:

  • Cedro: além de ser mais económico, o cedro tem um odor muito característico que funciona como repelente de insetos, fazendo dele um dos melhores tipos de madeira para móveis de exterior.
  • Carvalho: com um elevado grau de resistência à humidade, este tipo de madeira torna-se a principal escolha para o mobiliário de jardim.
  • Bambu: um tipo de madeira para móveis 100% sustentável, esta opção tem várias vantagens para o exterior – é extremamente robusta e duradoura, para além de ostentar uma beleza inigualável.
  • Teca: considerada uma madeira premium, é altamente resistente à humidade, porém, apresenta um preço bastante elevado.
  • Madeira de demolição: no que toca a tipos de madeira para móveis de exterior originais e amigos do ambiente, não há nada como reaproveitar madeira de demolição para criar mobiliário 100% personalizado, usando madeira com história e personalidade.

 

tipos de madeira para móveis

Para os móveis de exterior, escolha madeiras de elevada resistência à humidade

 

Agora que já conhece os principais tipos de madeira, visite a loja Conforama mais perto e encontre uma grande variedade de móveis à sua disposição.

 

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores