reparar mecanismo cadeira reclinavel

Reparar a sua cadeira de escritório? É possível e explicamos aqui!

Muitas cadeiras de escritório tem um cilindro pneumático que permite que a altura do assento seja regulada através de uma alavanca. Embora essas cadeiras possam suportar muitos anos de ajustes, esse mecanismo começa a falhar em alguns anos, devido ao facto da vedação ficar muito deteriorada para manter a pressão. Com o tempo, o cilindro de gás vai precisar ser substituído por um novo. A boa notícia/ É possível reparar a cadeira sem ajuda profissional e em menos de uma hora.

reparar-mecanismo-cadeira-reclinavel

Como consertar uma cadeira de escritório do tipo hidráulica

Uma das opções é remover o cilindro pneumático. Para o fazer, é necessário remover com um alicate a presilha de sustentação da base, um pequeno clip metálico, na parte inferior da base das rodas.  Depois, é só retirar o cilindro com uma chave de cano e substituir por um novo, pressionando-o no local onde retirou o antigo. Depois, é só colocar a presilha novamente.

Como consertar uma cadeira de escritório reclinável

No caso de cadeiras reclináveis, é comum que, passado algum tempo, a cadeira possa começar a  inclinar-se desconfortavelmente mais para um lado. Assim, a cadeira perde a sua função de proporcionar conforto e relaxamento e torna-se desconfortável e uma fonte de frustração. Esse tipo de cadeiras tem um mecanismo automático que permite que a cadeira se incline e volte à sua posição original. A causa mais comum de avaria é quando o mecanismo da cadeira reclinável se inclinou mais para um dos lados, levando a que cadeira fizesse o mesmo. Para que tudo volte a funcionar como era suposto, é necessário reparar o mecanismo da cadeira reclinável.

reparar-mecanismo-cadeira-reclinavel

Comece por virar a cadeira ao contrário e verificar a parte de baixo. Veja se as molas estão colocadas de forma correta, não estão soltas e se esticam de forma coerente. Se as molas estiverem gastas, é possível que seja necessário que sejam substituídas. 

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Como consertar uma cadeira giratória 

Há poucas coisas piores do que o som de uma cadeira giratória a ranger no escritório enquanto nos tentamos concentrar no nosso trabalho. 

As cadeiras giratórias contêm várias partes que necessitam de lubrificação para continuarem a funcionar em silêncio e sem problemas. Com alguém sentado na cadeira a fazê-la girar, tente encontrar a origem do rangido. Use uma lata de spray de óleo de silicone e aponte-a para o local de onde surge o ruído e pulverize a uma distância de aproximadamente 7,5 cm durante uns segundos. Peça para que a pessoa continue a girar a cadeira, de forma a que o óleo penetre no mecanismo giratório. Se a cadeira se tornar silenciosa, significa que acertou no local correto e o problema está resolvido. Caso continue, repita o processo novamente. 

reparar-mecanismo-cadeira-reclinavel

Incline o encosto para frente e para trás em várias direções, para descobrir se o encosto também precisa de óleo. Verifique se há ruídos noutras partes da cadeira e pulverize óleo sempre que perceber que algum dos mecanismos precisa de lubrificação. 

Se achar necessário, pode pulverizar um pouco de óleo de silicone também acima das rodas.

Depois de solucionar o problema e consertar a sua cadeira de escritório, limpe o excesso de óleo das partes móveis com um pano, antes de voltar a usar a cadeira. 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas