Saiba como organizar a despensa da cozinha em apenas três passos

Se tem uma despensa, sabe como é bom poder contar com um espaço extra. No entanto, é fácil perder o controlo e ter mais alimentos na despensa do que o necessário, levando ao desperdício, gastos e investimento perdido. Conheça 3 passos essenciais para organizar a despensa e gerir o stock e as compras de alimentos.

organizar despensa
Descubra como organizar a despensa em 3 simples passos

 

Numa ida às compras, tendemos, por vezes, a comprar mais alimentos do que precisamos, quer seja devido às promoções feitas pelas superfícies comerciais ou porque fomos às compras com fome. De tempos a tempos, é preciso fazer uma limpeza profunda e organizar a despensa. O objetivo desta limpeza é garantir um correto armazenamento dos alimentos (respeitando as condições ideais de conservação), evitar desperdícios de alimentos fora do prazo de validade e rentabilizar o que já temos em casa para preparar as refeições.

Vamos então começar a organizar a despensa…

1º passo: fazer um inventário

Antes de começar a organizar os alimentos, é necessário perceber o que temos na despensa. O mais provável é que encontre coisas que nem se lembrava que tinha e, algures escondido no fundo do armário, encontre um pacote de bolachas fora do prazo… Para organizar a despensa de forma eficaz, é imperativo que faça um inventário de todos os produtos que tem na despensa, tirando-os para fora dos armários e colocando à vista, para, de seguida, organizar por categorias.

organizar despensa
Retirar todos os produtos da despensa é o primeiro passo para a organizar

Verifique as datas de validade, deite fora os produtos estragados ou fora de validade e veja quais alimentos tem em menor e maior quantidade. Se tem guardadas dez latas de atum, talvez não seja preciso comprar atum na próxima ida às compras, certo? Este exercício ajuda-nos a evitar o desperdício e as compras desnecessárias e também pode ser útil para criar novas receitas para o dia a dia. 

2º passo: arrumar por categorias

Antes de voltar a por tudo na despensa, é essencial que organize os alimentos por categoria. Desta forma, saberá sempre onde estão os alimentos e quando é necessário comprar mais. Idealmente, deverá tentar juntar todos os produtos alimentares em uma (ou mais) prateleira e os não alimentares noutra. Coloque as massas e o arroz juntos, as conservas todas próximas umas das outras e respeite as condições de armazenamento indicadas pelo fabricante. 

organizar despensa
Organize os produtos por categoria

Existem acessórios que pode aplicar nos seus armários, de modo a otimizar o espaço disponível a arrumação. As prateleiras amovíveis para armários podem ser muito úteis para otimizar espaços com pouca arrumação e garantir que está tudo no seu devido lugar. O segredo é reduzir o desperdício ao mínimo e, com o que fica, garantir uma arrumação o mais funcional possível. Afinal, não quer perder tempo à procura dos ingredientes mesmo à hora do jantar, pois não?

3º passo: arrumar de acordo com a validade

Existem produtos que guardamos na despensa que usamos com maior regularidade. Estes devem estar num local acessível, ficando os produtos menos usados (produtos de limpeza, rolos de papel, sacos, etc.) no fundo dos armários. Organize também os alimentos por data de validade. Aqueles cuja data está mais próxima devem ficar à frente, por forma a serem usados em primeiro lugar. 

 

About Post Author