A telha sanduiche, ou “telha termoacústica”, é um tipo de telha muito usada em grandes áreas de lazer ou de comércio, e mesmo em projetos residenciais. As suas propriedades tornam-na extremamente apelativa, mas os custos associados são o grande obstáculo para o seu uso. Continue a ler para conhecer os principais problemas da telha sanduiche.
O lado apelativo da telha sanduiche
Do ponto de vista prático, a telha sanduiche é extremamente versátil. Estas telhas são formadas por duas chapas de aço, entre as quais é colocado um isolante, o que lhe confere a tal forma de sanduiche. O isolante inclui, para além de materiais químicos (como poliestireno e poliuretano), materiais naturais como rocha e lã.
É esta mistura de materiais aliada à forma da telha que a torna tão eficaz no isolamento sonoro e térmico, para além de ser uma opção mais segura contra incêndios.
O problema da instalação da telha sanduiche
A preparação e instalação da telha sanduiche exige um sério planeamento, em que devem ter tidos em conta os seguintes aspetos:
- Escolher o tipo de telha sanduiche correto: se procura uma total eficácia desta telha, tenha em conta que irá precisar de uma chapa mais grossa, ou mesmo de dupla chapa, e de um isolante possivelmente mais dispendioso.
- O tipo de superfície onde a telha é aplicada: esta telha não é exclusiva a telhados, sendo bastante usada no revestimento de tetos, paredes e espaços interiores. Se procura um revestimento mais abrangente, tenha em conta que cada metro quadrado irá acrescentar valor aos custos.
- A mão de obra especializada: mesmo que seja daquelas pessoas que gosta de arregaçar as mangas e deitar mãos à obra, esta não é de todo uma tarefa para amadores. Se optar pela telha sanduiche, terá obrigatoriamente de suportar os custos de uma instalação profissional.
O problema dos custos da telha sanduiche
Como vimos, existem diversos custos associados à instalação deste tipo de telha. De modo geral, os valores a suportar correspondem:
- Às telhas em si: cada unidade tem um valor, que não inclui o revestimento ou o acabamento e que irá variar conforme as dimensões e materiais
- Ao isolamento: a qualidade do isolamento irá refletir-se no seu custo
- À instalação profissional: um passo inevitável para este tipo de telha
- Ao acabamento: se quiser pintar as telhas, terá ainda de suportar esse valor
Como contornar os problemas associados à telha sanduiche
Se não tem possibilidades de financiar o seu projeto inicial mas procura uma solução alternativa, eis como pode tentar contornar o problema:
- Dê prioridade ao que precisa: se procura um isolamento mais térmico, pode prescindir um pouco das propriedades sonoras, ou vice-versa. Ao reduzir os valores do isolamento ou mesmo das chapas, estará a poupar no seu projeto.
- Escolha uma zona isolada: se, no entanto, necessita de ambas as propriedades, eleja o local da casa onde passa mais tempo e invista nesse espaço. Ao reduzir a dimensão da obra, estará naturalmente a poupar recursos.
- Para um apelo estético: caso seja um fã da estética deste tipo de telha e procure animar uma divisão interior, pode simplesmente prescindir do isolamento e ficar-se pela chapa ondulada. É uma solução superficial, mas irá satisfazer os seus gostos.
Deste modo, pode tomar uma decisão realista quanto à telha sanduiche, ciente dos problemas que este tipo de telha acarreta. Mesmo com todas as condicionantes, a telha sanduiche continua a ser uma solução muito procurada nos mais diversos contextos, dada a sua eficácia e mesmo a sua vertente estética.
About Post Author
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?