Tem uma fuga na máquina de lavar loiça

Tem uma fuga na máquina de lavar loiça? Descubra as causas e saiba como resolver

As máquinas de lavar loiça vieram facilitar o dia a dia, evitando gastar tempo na cozinha e utilizar o tempo que poupamos para realizar outras tarefas, enquanto a loiça fica a lavar. No entanto, como qualquer eletrodoméstico, a máquina de lavar loiça está sujeita a avarias. Quando existe uma fuga de água e a máquina de lavar loiça começa a deitar água por baixo, além de uma cozinha inundada, há um problema para resolver. 

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

Causas mais comuns que levam a avarias e fugas de água das máquinas de lavar louça

  • Uma das causas mais comuns que levam a avarias e fugas de água das máquinas de lavar louça está relacionada com as borrachas internas que podem secar, ficar danificadas e  impedir o normal vedamento da máquina, causando fugas. Também pode acontecer que as mangueiras de abastecimento de água estejam furadas, o que leva à fuga de água.

lavanderia decoração

  • Um problema mais sério ocorre quando a fuga de água é provocada pela bomba de drenagem e lavagem. Neste caso, a água pode entrar em contacto com os componentes elétricos e provocar acidentes, pelo que é necessário agir rapidamente. 
  • Se a máquina de lavar loiça consegue lavar, mas não consegue drenar a água da lavagem, isto significa que a bomba está danificada ou o sistema de drenagem está entupido, sendo necessário limpar os tubos. Caso não resolva a situação, pode ser necessário substituir a bomba por uma nova.
  • Outro problema que leva à existência de fugas de água é quando o sensor do nível da água está avariado ou algum dos tubos internos está furado. Como os tubos transportam água para dentro da máquina, um furo pode levar a que a máquina deite água por baixo. O sensor do nível da água está localizado na parte inferior do equipamento e, no caso de estar avariado, será necessário substituir por um novo. Em ambos os casos, é necessária ajuda profissional. 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas