tipos de batedoras

Conheça os diversos tipos de batedeiras elétricas e as suas vantagens

Atualmente, há tantos tipos de batedoras e acessórios que escolher a melhor opção para a sua cozinha tornou-se um desafio, não é verdade/ Mas temos aqui a solução! Neste artigo, explicamos quais são os tipos de batedeiras elétricas disponíveis hoje e apresentamos os benefícios de cada uma delas, para facilitar a sua decisão.

tipos de batedoras

Por que comprar uma batedeira/

Os afazeres domésticos tornaram-se mais fáceis e práticos com o surgimento dos eletrodomésticos. Porém, escolher quais deles são essenciais para a sua casa talvez tenha tornado-se mais difícil. Afinal, vale a pena comprar uma batedeira/

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Se tem o costume de fazer massas e bolos, a resposta é sim! Com uma batedeira, além de poupar esforço e tempo, terá misturas mais homogéneas e, portanto, um resultado final melhor. Nem todas as receitas podem ser preparadas no liquidificador, e muitas delas não ficam perfeitas sem uma batedeira.

Com uma batedeira, pode realizar diversas tarefas, tais como:

  • misturar ingredientes
  • amassar massas
  • bater claras em castelo

Mas qual é o tipo de batedora ideal para as suas receitas/ É o que vai descobrir agora.

Batedeiras sem taça

As batedeiras sem taça são aparelhos simples e portáteis que consistem numa unidade sem suporte nem taça. Com uma mão, basta segurar a batedeira e misturar os ingredientes em qualquer recipiente.

São indicadas para cozinheiros amadores, que não usam a batedeira com muita frequência, pois são mais económicas e ocupam menos espaço na cozinha. Por serem menores e menos potentes, são mais adequadas para receitas e tarefas simples, como bater ovos. Porém, exigem mais esforço físico de quem está a cozinhar.

tipos de batedoras
Batedeira 300 W MOULINEX HM3101B1

Batedeiras com taça

Embora sejam um pouco mais caras, as batedeiras com taça são mais eficientes e podem preparar um leque de receitas amplo. Estes aparelhos potentes são ideais para receitas mais complexas e massas duras, bem como uma quantidade maior de ingredientes.

Além disso, a batedeira com taça poupa tempo e esforço, já que mistura e bate os ingredientes sozinha. Pode programar a batedeira para a velocidade desejada e deixá-la trabalhar enquanto realiza outras tarefas. Algumas batedeiras também contam com temporizador.

tipos de batedoras
Batedeira CLATRONIC KM 3712

Batedeiras planetárias

As batedeiras planetárias são um tipo de batedora com taça que leva a mistura de massas para outro patamar. São indicadas para cozinheiros profissionais e usuários frequentes de batedeiras e têm preços um pouco mais altos.

Enquanto a batedeira comum faz o movimento de rotação com as pás, que permanecem no centro do aparelho, a batedeira planetária faz dois tipos de movimentos circulares. Os seus batedores giram em torno do próprio eixo e, ao mesmo tempo, ao redor do recipiente — movimentos de rotação e translação que deram origem ao nome “planetária”.

Estas batedeiras costumam ter, pelo menos, três tipos de batedores:

  • Pá batedeira: para bater massas mais leves e claras em castelo.
  • Pá misturadora: para misturar massas médias, como a de biscoitos.
  • Gancho: para amassas massas pesadas, como a de pães.

Robots de cozinha

Se quer tornar a sua vida na cozinha ainda mais fácil, um robot de cozinha pode ser a melhor escolha. Costuma-se usar este termo tanto para máquinas que cortam, trituram e misturam alimentos quanto para pequenos eletrodomésticos que cozinham sozinhos.

Neste caso, o robot de cozinha conta com uma série de funções, como bater, misturar, amassar, picar, descascar, ralar, fermentar, cozinhar, assar, fritar, etc. E o melhor: basta pressionar alguns poucos botões para que ele faça tudo por conta própria e rapidamente.

Muitas vezes chamado de multicooker, o robot de cozinha pode substituir não apenas a batedeira, mas também o liquidificador, a fritadeira, a arrozeira, a máquina de sopa, entre outros aparelhos. Além disso, geralmente o robot pode aceder à internet e conectar-se ao smartphone ou ao computador.

tipos de batedoras

Se já descobriu qual é o melhor tipo de batedora para a sua cozinha, agora só precisa de pesquisar os diferentes modelos e marcas disponíveis no mercado e encontrar a opção com a melhor relação de custo-benefício. Depois, prepare-se para cozinhar receitas deliciosas! Bom apetite!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas