O granito é uma pedra natural sólida e de uma beleza ímpar, cuja intemporalidade permite que seja utilizado numa variedade de divisões da casa, sempre com bom gosto. Saiba que tipos de granito existem e quais as suas melhores aplicações em termos de design e decoração de interiores.
O que é o granito
O granito é uma rocha ígnea, criada de forma natural quando o magma arrefece lentamente sob a superfície da terra, desencadeando a formação de cristais visíveis de feldspato, quartzo e mica. Para além da sua beleza incomparável e realmente única – uma vez que não existem dois cortes de granito iguais – esta pedra natural tem ainda muitos benefícios quando incorporada na construção ou decoração de uma casa.
Elegante e multifacetado, pode ser usado no design de interiores e de exteriores, dispõe de vários tipos de cores e acabamentos, e inúmeras vantagens como: elevada resistência a riscos e manchas, extremamente durável, sendo ainda de fácil limpeza e manutenção.
Tipos de granito: cores e acabamento
Escolher um tipo de granito é quase como escolher uma peça de arte, tal é a sua beleza única e inconfundível, sendo que os dois principais aspetos a ter em conta são a cor e o acabamento do granito.
Tipos de granito: cores
Proveniente de norte a sul de Portugal, da África do Sul, Brasil, Índia, China e Noruega, as principais cores dos tipos de granito disponíveis são: o granito branco, preto, cinza, bege, castanho, azul, amarelo, rosa, vermelho e mesclado (uma mistura de azul e amarelo).
Tipos de granito: acabamento
Existem 7 acabamentos que podem caracterizar os diferentes tipos de granito existentes no mercado:
Rachado: o acabamento mais tradicional, este tipo de granito destaca-se pelo corte 100% natural.
Serrado: o acabamento mais básico, este tipo de granito tem um visual liso, sem textura e brilho, o que significa que não é escorregadio.
Polido: este tipo de granito apresenta um acabamento espelhado e particularmente brilhante, o que também significa que é bastante escorregadio.
Escovado: menos escorregadio que o acabamento polido, este tipo de granito é detentor de uma textura bastante sedosa.
Jateado: este acabamento antiderrapante é tratado com um jato de areia para ficar mais áspero sendo, por isso, um tipo de granito mais indicado para o exterior.
Granalhado: este tipo de granito é tratado com a projeção de milhares de esferas de aço, resultando num acabamento granalhado, ou seja, com muitos pequenos furos. Bastante antiderrapante, também é indicado para aplicação no exterior.
Flamejado: tal como o próprio nome indica, este acabamento utiliza o fogo para criar um tipo de granito antiderrapante, com bastante textura, ao mesmo tempo que contribui para uma longa manutenção da cor original.
Aplicações dos tipos de granito na decoração
Conhecidos os tipos de granito existentes, é igualmente importante perceber onde e como podem ser aplicados em termos de design e decoração de interiores para que possa fazer a melhor escolha:
Cozinha: o rei de uma cozinha que respira contemporaneidade e elegância, o granito não só tem destaque especial nas bancadas, como também pode ser projetado para revestir paredes e/ou chão.
Casa de banho: uma luxuosa casa de banho só tem a ganhar com a colocação de granito nos tampos das bancadas, no pavimento e/ou paredes.
Exterior: para além dos pavimentos e paredes de interior, o granito funciona extremamente bem no exterior (sendo até aplicado em grandes espaços urbanos), pelo que é ainda uma boa opção para bancos, pátios ou degraus na parte de fora da casa.
Outras aplicações menos conhecidas: devido à sua grande versatilidade, o granito também tem um fator “uau” quando utilizado para revestir lareiras, colunas, rodapés, soleiras e parapeitos.
Já considerou investir em granito para decorar uma parte da sua casa com uma das pedras naturais mais bonitas/