tipos de janelas

4 maneiras de decorar diferentes tipos de janelas

tipos de janelas
As janelas são a porta para o mundo exterior de cada divisão

As nossas casas possuem diferentes tipos de janelas que, por consequência, exigem distintas formas de decoração. É através das janelas que as nossas casas recebem a maravilhosa luz natural e é também a partir delas que vemos e sentimos o mundo exterior. Deste modo, os elementos decorativos e a forma como decoramos estas estruturas é bastante importante. 

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

São, literalmente, a nossa janela para o mundo. Muitas vezes, nos dias em que passamos mais tempo em casa, as janelas ganham uma maior importância e tornam-se essenciais para a absorção de luz natural e renovação do ar. Deste modo, os diferentes tipos de janelas das nossas casas definem muito daquela que é a decoração de cada divisão. 

Diferentes tipos de janelas e a respetiva decoração

Antes de olharmos para diferentes formas de decorar janelas, devemos ter em atenção que existem diferentes tipos de janelas. As janelas diferem dependendo do material utilizado, do acabamento, do tamanho e da forma. Consoante estas características, é necessário escolher diferentes elementos para decorar as janelas. Vamos a isso/

Decorar janelas com cortinas

A decoração de janelas com cortinas será das opções mais utilizadas, seja em quartos ou salas. Em alguns casos, quando a dimensão da janela é maior, muitas vezes, as cortinas são conjugadas também com estores. Em todo o caso, estes elementos, além de decorativos, servem também para a proteção da divisão. 

Se a janela for pequena, a melhor opção será optar por cortinas mais finas, para que haja alguma luz natural. Pode-se optar por diferentes estilos, cores e estampados, e há tecidos mais adequados para diferentes divisões. Podes optar pelas mais floridas e coloridas, que são a melhor opção para um quarto com uma decoração mais monocromática. 

tipos de janelas
As cortinas podem conferir elegância à sala de jantar e, simultaneamente, proteger o soalho dos raios UV

As plantas como elemento decorativo das janelas

Seja no interior ou no exterior, as plantas serão, talvez, o elemento decorativo mais adorado e também o mais utilizado nas janelas. Sejam ou não artificiais, as plantas conferem um aspeto elegante, natural e aconchegante a qualquer espaço. Além disso estas são também uma fonte de saúde, além de que, cuidar de plantas é um hobbie que contribuiu para o bem-estar de qualquer um.

Janelas distintas pedem diferentes elementos decorativos

A liberdade para a criatividade aumenta com os diferentes elementos decorativos que podemos escolher para as janelas, cuja opção vai depender da restante decoração da divisão. Se a janela tiver um parapeito, podes usa-lo como uma espécie de prateleira e aproveitar a luminosidade para colocar diversas figuras decorativas. Aqui, as escolhas vão depender da tua criatividade. Lembra-te que a beleza vive nos detalhes.

tipos de janelas
A decoração deve tirar partido da iluminação

Decorar a janela com DIY

Já sabemos que a tendência D.I.Y. (Do It Yourself) veio para ficar e, no caso das janelas, há muito por onde explorar. Assim, podes aproveitar artigos mais antigos que estejam perdidos pela casa, por exemplo, e pendurar com cordas, imitando folhas das árvores, pingos da chuva ou notas musicais. Nesta atividade, se for o caso, pode-se e deve-se envolver os mais novos na decoração. O céu é o limite!

Queres tornar a tua casa mais confortável para este inverno/ Vê as nossas tendências de decoração!

CFR – PT – POST – Ebook 4 – Salones