tirar cheiro a mofo das gavetas

4 passos fáceis para tirar o cheiro a mofo das gavetas

Não há nada mais desagradável do que abrir uma gaveta e ter aquele incómodo cheiro a mofo. Concorda/ Depois de instalado, o cheiro a mofo entranha-se nas gavetas e acaba por afetar a roupa, os têxteis e todos os itens que possam lá estar. Vamos tratar o problema base: tirar o cheiro a mofo das gavetas.

tirar cheiro a mofo das gavetas

Como tirar o cheiro a mofo das gavetas/

O problema do cheiro a mofo das gavetas não é só o facto de se infiltrar na mobília em si, mas também porque acaba por se entranhar na própria roupa, nos têxteis e em tudo o resto que possa estar nas gavetas, o que acaba por criar uma situação que pode parecer difícil de tratar, mas não é. Tirar o cheiro a mofo das gavetas não é fácil, mas é possível – requer apenas alguma dedicação, paciência e seguir os passos e as dicas que reunimos. 

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

Arejar as gavetas: comece por retirar tudo das gavetas, incluindo as próprias e coloque tudo a arejar ao ar livre durante um dia ou dois.

tirar cheiro a mofo das gavetas
Antes de tirar o cheiro a mofo das gavetas, é necessário arejá-las!

Lavar a roupa: aproveite para lavar toda a roupa e/ou têxteis que estavam nas gavetas com cheiro a mofo, utilizando elixir oral, bórax ou água oxigenada – a verdade é que existem várias formas naturais de eliminar odores desagradáveis da roupa, utilizando produtos do dia-a-dia que provavelmente já tem em casa.

tirar cheiro a mofo das gavetas
Remover o cheiro a mofo das gavetas implica lavar tudo o que estiver lá guardado.

Limpar as gavetas para tirar o cheiro a mofo

Completada esta primeira fase, passamos à limpeza das gavetas propriamente dita, com o objetivo de remover, por completo, o cheiro a mofo. Siga este passo-a-passo:

  1. Pulverize a gaveta com vinagre branco, sem diluir e utilize um pano suave e húmido para limpar cada gaveta. Enxague o pano com frequência, mas evite encharcar muito a gaveta; se necessário, troque de pano.
  2. Com as gavetas ainda ligeiramente húmidas, espalhe bicarbonato de sódio no fundo das mesmas e deixe atuar durante 24 horas com as gavetas abertas. Findo este período, use uma escova suave para espalhar bem o bicarbonato de sódio e depois aspire tudo.
  3. Coloque, em cada gaveta, um pequeno recipiente com bicarbonato de sódio ou carvão ativado e feche as gavetas. De forma a assegurar que consegue tirar o cheiro a mofo por completo, pode ser necessário substituir o bicarbonato de sódio/carvão ativado a cada 2-3 dias.
  4. Uma vez eliminado o cheiro a mofo, volte a arrumar a roupa, têxteis e objetos nas respetivas gavetas. Recomenda-se ainda que coloque um saquinho aromatizado com lavanda, grãos de café ou canela em cada gaveta para assegurar que o desagradável odor a mofo não volte.
tirar cheiro a mofo das gavetas
Ambientadores aromáticos que eliminam o mofo e são sustentáveis, graças à impressão com tinta vegetal e uma embalagem 100% reciclável.
tirar cheiro a mofo das gavetas
SPRAY 245ML ECO HAPPY                                                             MIKADO 95ML ECO HAPPY

Dicas extra

Se o cheiro a mofo persistir ou estiver realmente difícil de eliminar, experimente uma destas dicas adicionais:

  • Coloque areia para gato num recipiente em cada gaveta, feche as gavetas e deixe atuar durante alguns dias para tirar o cheiro a mofo. Substitua a areia se necessário.
  • Amasse e humedeça folhas de jornal – evitando que fiquem a pingar – e encha as gavetas com as mesmas. Feche as gavetas e, se depois de as folhas de jornal estarem completamente secas o cheiro a mofo ainda não tiver desaparecido, repita o processo.
  • Recorra a ambientadores perfumados, como o Spray Eco Happy ou o Mikado Eco Happy que, para além dos seus aromas leves e agradáveis, são de longa duração. 

 

CFR - PT - Post - Orden