cozinhas pequenas com bar

Tirar o máximo partido de uma pequena cozinha com una bancada original

Muitas vezes a falta de espaço leva-nos a descartar ideias que realmente queremos instalar numa sala. É possível ter pequenas cozinhas com um bar de pequeno-almoço/ Sim, claro! Ter uma casa pequena não o faz desistir dos seus sonhos. Vamos dar-lhe ideias diferentes para que possa instalar um bar na sua cozinha.

cozinhas pequenas com bar

Pequenas cozinhas com um bar: faça acontecer!

É evidente que o espaço desempenha um grande papel quando se trata de planear a disposição de uma casa e o que pretendemos instalar nela. Se tiver uma casa pequena, terá provavelmente mais limitações, dependendo do que pretende instalar. Mas isso não significa que não possa tornar os seus sonhos realidade… tudo é possível!

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Vamos mostrar-lhe como instalar cozinhas de design, mesmo que sejam pequenas cozinhas com um bar de pequeno-almoço. Verá que é totalmente viável: para o conseguir, a base está na disposição e forma da cozinha.

Instlação de um bar de pequeno-almoço numa pequena cozinha quadrada

Numa pequena cozinha quadrada, o espaço é limitado para instalar um bar, mas é possível. Neste caso, pode instalar a barra como uma extensão da bancada de trabalho.

Se não tiver espaço nas laterais, talvez porque precise de espaço para aparelhos e armazenamento, pode fazer o bar sobressair para a cozinha. Por exemplo, entre dois espaços de armazenamento, um bar que se projeta 50-60cm para a cozinha. Terá o lugar ideal para 1 ou 2 pessoas.

cozinhas pequenas com bar

O bar como divisor de quartos

Se tiver a cozinha e a sala juntas em salas contíguas, pode juntá-las numa única sala e separá-las com um bar alto. Ou se já tiver um espaço aberto, pode instalar um bar para separar as duas salas.

Um bar alto que cobrirá quase toda a cozinha a partir da vista da sala de estar, e onde também terá espaço de armazenamento, tanto no lado da cozinha como no lado da sala de estar.

Um bar numa cozinha em forma de U

Numa cozinha quadrada, pode até tirar partido dos cantos e criar uma cozinha em forma de U, utilizando todo o comprimento do lado mais comprido. No lado mais curto, terminar previamente a bancada de trabalho para criar uma península, deixando espaço suficiente para poder utilizar a barra em ambos os lados.

Estender a bancada para criar uma barra de bancada

Em cozinhas longas e estreitas, onde a disposição da cozinha deve ocupar os dois lados mais compridos, é possível sacrificar uma peça de bancada de um lado para criar um bar. Por outras palavras, no final da bancada, uma área pode ser adaptada para criar um espaço onde 1 ou 2 pessoas possam sentar-se. Para isso, será necessário aproximadamente 50 cm por pessoa para se sentir confortável ao comer.

Em frente e verso

Se a sua cozinha é pequena mas pode ter o espaço em paralelo, é fácil adicionar uma barra: de um lado, a própria cozinha; do outro, a barra, quer ela ocupe ou não toda a parede. Poder-se-ia pensar, por exemplo, num esquema que deixa uma coluna para o forno e microondas e, junto a ele, o bar para pequenos-almoços, refeições…

Não se esqueçam dos bancos!

Em qualquer caso, não se esqueça de combinar o seu bar com banquetas altas que darão à sua cozinha um estilo único. A primeira decisão a tomar, antes do desenho, é o tipo de banqueta:

  • Altura fixa: a altura do banco não pode ser alterada.
  • Altura ajustável: pode ajustar a sua altura dependendo da altura da pessoa que se vai sentar sobre ela. Se for uma família com crianças, provavelmente estará interessado neste tipo de banco, uma vez que poderá ajustar o banco ao tamanho das crianças.

Uma vez determinado o tipo de banco que melhor se adapta às suas necessidades, pode escolher o estilo que preferir:

  • Moderno, por exemplo, escolhendo um banco com uma perna de metal.
  • Clássico, feito de madeira.
  • Rústico, também em madeira mas, desta vez, sem tratamento.
  • Minimalista, em branco ou preto.
  • Industrial, combinando couro e metal.

Pode-se ver que é possível ter pequenas cozinhas com uma barra de pequeno-almoço. Poderá ter de sacrificar algum armazenamento, ou poderá simplesmente ter de ajustar um pouco o layout. Mas o seu sonho de ter um pequeno pedaço de espaço para o seu prazer, onde possa ter um lugar para tomar um pequeno-almoço tranquilo ou onde possa desfrutar do almoço ou jantar com a sua família pode tornar-se realidade.