Truques para facilitar a costura

Trucos para facilitarte la costura

Está muito bem pedir às nossas mães que nos dêem uma ajuda com a bainha de umas calças ou ir a uma costureira para que ajuste um vestido que acabámos de comprar. No entanto, conhecer umas simples noções de costura nunca é de mais, sobretudo se isso nos permite poupar algum dinheiro ou fazer pequenos arranjos pelos nossos próprios meios. Desde a Conforama, vamos dar-lhe alguns truques que tanto lhe podem servir para pôr em prática em momentos de necessidade como para contar a quem faça por si essas tarefas, à mão ou à máquina. De certeza que lhe vão agradecer.

Tips para costura

1.- Ao desenhar um figurino, na maior parte das vezes, não deixamos a margem para a costura. E, ao terminar, apercebemo-nos que finalmente não temos outro remédio senão pegar na régua e marcar um contorno de entre 1 ou 1,5 cm à volta para a costura. Para evitar isto, simplesmente temos de unir dois lápis com um elástico. Deslizamos uma das pontas pela borda do figurino e por dentro ficará o desenho do segundo lápis, traçando o contorno de costura sobre o próprio figurino.

2.- Cansado de procurar a tesoura enquanto costura/ Uma forma de a ter sempre à mão é pendurando-a ao pescoço com um pequeno cordel de linha suave. Assim poderá cortar e saber que deixa sempre a tesoura no mesmo lugar.

3.- Para evitar que os tecidos escorregadios dificultem coser à máquina, o segredo é colocar um pouco de fita adesiva branca na base do calçador ou sapatilha. Desta forma, será mais fácil trabalhar o tecido.

4.- A sua tesoura já não corta como antes/ Um truque muito bom e fácil para afiar consiste em dobrar várias vezes um rectângulo de papel de alumínio sobre si mesmo. Depois, há que cortar linhas paralelas longitudinais sobre o alumínio para que a tesoura fique devidamente afiada.