Um presente original: caderno personalizado DIY

Un regalo original

É complicado ser original ao oferecer presentes: toda a gente tem tudo! Acertar com uma prenda que seja útil e que não acabe no fundo de uma gaveta é uma tarefa quase impossível. Por isso, em vez de quebrar a cabeça e perder uma tarde de un lado para o outro, de loja em loja, à procura do presente original, optimize esse tempo criando algo que leve o seu selo pessoal e que, além disso, tenha uma utilidade específica. É sempre bom termos um caderno de apontamentos por perto, tanto para o trazermos connosco na bolsa ou mala como para estar ao lado do telefone. Como estão as suas habilidades manuais/

Como fazer um caderno DIY

Para a realização deste trabalho, vai precisar:

-Uma régua grande.

-Folhas de papel branco.

-Fio grosso.

-Uma agulha para tecer lã.

-Clips de pressão.

-Um pedaço de cartão grande e rígido.

-Um lápis.

-Um x-acto.

-Um pin.

Elaboração

  1. Escolha a quantidade de folhas que irá ter o bloco ou caderno. Tenha em atenção que será um tamanho A4 dobrado pela metade, ficando com um tamanho real A5; não poderão ser muitas folhas, para poder cosê-las bem.

  2. Alinhe todas as folhas e prenda-as com os clips; trace uma linha recta, com a ajuda da régua, para marcar o centro.

  3. É o momento de medir a altura e a largura das folhas e de cortar o cartão grande que servirá de capa. Procure que as capas sobressaiam, pelo menos, alguns centímetros.

  4. Tendo a capa preparada, decore-a ao seu gosto. Pode usar tintas, colagens, fazer furos, coser palavras no cartão… Deixe voar a sua imaginação. Lembre-se que a decoração escolhida deve significar alguma coisa para a pessoa a quem oferece o caderno: um nome, um lugar, umas palavras… É recomendável fazer primeiro um esboço da decoração num papel, para não estragar o cartão, caso se engane.

  5. Quanto tiver a capa pronta, junte-a às folhas Marque 7 pontos na linha que traçou na primeira folha, que servirá de guia para o dobramento. Estes pontos devem ser equidistantes, estar separados pela mesma medida. Pegue no pin e faça furos nos pontos do monte de folhas que formarão as páginas do caderno. Apoie-se num pedaço de cartão para evitar causar danos à mesa de trabalho.

  6. Enfie o fio grosso na agulha especial. Comece por passar o fio pelos furos que acabou de fazer, por dentro e por fora, para que as folhas fiquem encadernadas ao longo da linha de pontos que traçou ao início no centro. Cosa cada um dos lados, frente e verso, deslizando a agulha de trás para a frente

  7. Ao chegar novamente ao centro, deverá ficar com uma ponta na frente e outra detrás. Para rematar a costura, faça um pequeno nó no pedaço de fio que fique na capa.

  8. Por fim, passe novamente a ponta de fio restante pelo orifício central da encadernação para que todos os fios fiquem juntos. Dê um nó e corte o fio que sobre. Já só falta dobrar o caderno pela metade, com as capas para fora e… já está!