Uma secretária é um local onde se passa muitas horas e por isso devemos ter em conta vários fatores para desfrutar do melhor conforto.
A primeira característica a ter em conta na escolha de uma secretária é a dimensão, porque nem todos necessitam do mesmo espaço para trabalhar. Uma das condicionantes pode ser o tipo de equipamento que utiliza, nomeadamente o tipo de computador, ou a utilização frequente de outros equipamentos como um scanner, impressora, entre outros.
Uma secretária não é uma simples mesa, é um suporte de trabalho que deve ter medidas específicas para esse efeito, deve ser ergonómica e reduzir os impactos nocivos no corpo durante a sua utilização. A existência de rodas também poderá ser relevante para aqueles que no fim do dia têm de deslocar a secretária para outra localização, principalmente se aproveitam a divisão onde está o escritório para outros usos.
Outro aspeto relevante é a existência de orifícios ou de suportes para os cabos dos diversos aparelhos eletrónicos ou de iluminação que o acompanham na jornada de trabalho ou estudo.
Na Conforama existem secretárias de todos os formatos, desde as clássicas, às integradas noutros móveis como nos quartos infantis, até aos modelos de canto, com e sem gavetas ou prateleiras.