As melhores cores de tintas para interiores pequenos

As melhores cores de tintas para interiores pequenos

Com as casas a tornarem-se cada vez mais pequenas, as cores das tintas que escolhemos para pintar as paredes das diferentes divisões podem ser essenciais para criarmos a ideia de ampliação dos espaços. Mas, afinal, quais são os melhores tons para colorir espaços como a sala, o quarto ou o escritório/ Deixa-te inspirar pelas nossas sugestões.

Tintas Cores Interiores _ Branco
As cores das paredes podem tornar áreas pequenas em espaços visualmente maiores

As cores que escolhemos para as paredes da casa têm um grande impacto na forma como nos sentimos no nosso lar. Uma habitação onde as cores são corretamente aplicadas, considerando sua luminosidade e estrutura, reflete a personalidade de quem a habita e influencia o seu dia-a-dia.

Os tons que dão cor às paredes das diferentes divisões podem realmente fazer toda a diferença na forma como olhamos para uma divisão. Nesse sentido, existem cores específicas que criam a ideia de que os espaços são maiores do que realmente são.

Vamos pintar/

Usar e abusar da luminosidade do branco

Não há dúvidas que a cor branca é, por definição, a cor que melhor reflete a luz, o que ajuda a que os espaços pareçam visualmente maiores. É um básico infalível, principalmente em espaços de sociabilização, como a sala. Na verdade, existe uma grande variedade de tons de tintas para interiores em branco, como o branco pérola, branco sujo, ou branco gelo, e muito mais. Na verdade, todas as tonalidades do branco permitem criar ambientes relaxantes e delicados.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Algumas pessoas podem achar, no entanto, que o branco é uma cor é monótona. Se for o caso, podes dar alguma cor ao espaço com papéis de parede coloridos em zonas específicas. Também podes adicionar calor aos espaços com móveis de madeira, plantas e pequenos acessórios com os tons que mais gostares. 

Combinar o branco com as cores pastel

Tintas Cores Interiores _ Pastel
As cores pastel são uma forma de fugir aos brancos, enquanto se mantém a noção de amplitude

Para tornar áreas pequenas visualmente maiores, as tintas de cores pastel também são uma aposta segura. Ao optar por conciliar o branco com as cores pastel, deves usar menos mobília. Assim, podes suavizar o aspeto do espaço. Esta é também uma ótima opção para quem prefere fugir do branco e pintar as paredes de pequenos quartos.

O bege, por exemplo, para muitos, pode estar associada a um aspeto “menos moderno”. Contudo, esta cor inclui uma grande diversidade de tons e, por ser clara, também dá ideia de ampliação. Por ser mais claro, o bege fornece luz e serenidade, mas também elegância. Para dar mais personalidade aos espaços, podes brincar com diferentes acessórios mais arrojados.

Cores frias para refrescar

Tornar os espaços visualmente maiores também pode ser feito com as cores frias, aquelas que são aquelas associadas ao gelo, à água e ao céu: o azul, o verde e o violeta. Em interiores pequenos, as cores de tintas frias dão a sensação de se estarem a retrair ou afastar, ou seja, de aumento.

Para quem gosta de arriscar, o verde pode ser uma escolha de tinta para interiores. Esta cor transmite calma e profundidade, ou seja, exatamente as sensações que se procuram em escritórios ou quartos, por exemplo. 

Tintas Cores Interiores _ Verde
O verde é uma cor arrojada para interiores, que funciona bem nos quartos

As cores frias ajudam claramente a tornar os espaços maiores. Além disso, atingem o seu esplendor em ambientes minimalistas, o que se tem vindo a tornar uma grande tendência. Contudo, é importante lembrar que estas cores de tintas devem ser utilizadas em diferentes tons, de forma a que seja possível diferenciar as áreas das diferentes divisões.

Agora que sabes que qualquer um destes tons e combinações permitirá adicionar luz e modernidade à tua casa; mesmo que seja pequena, começa já a inspira-te com a  decoração de diferentes acessórios e combinações para tua casa!

CFR – PT – Post – Optimizar espacios