escritorio verde

Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos

Como o próprio nome o diz, um escritório verde é um escritório mais sustentável, em contacto com a natureza. Num mundo em cada vez temos mais cuidado com o que fazemos e como isto pode afetar o nosso planeta terra, é importante fazeres a tua parte e tornar o teu escritório mais amigo do ambiente. As pequenas atitudes fazem uma grande diferença.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

Ter um escritório verde não é só bom para a ambiente, também é bom para ti. Porquê? Porque está provado que ter um escritório mais sustentável e clean melhora a tua criatividade, produtividade e diminui a fadiga.

Para teres um escritório verde ecológico só precisas de seguir estes 5 simples passos.

1. Procura a luz natural

Para poupares no valor da eletricidade e seres bem amigo/a do ambiente, deves ter o teu escritório num local com muita luz natural. Põe a secretária o mais próxima possível da janela e aproveita a luz por mais tempo.

lateral-foreground-of-working-desk-with-the-laptop-cup-of-coffee-eyeglasses-and-stationery-1

Ao fazeres isto, também vais estar a poupar os teus olhos, pois não vais ter de fazer tanto esforço para veres o que está mesmo à tua frente. E todos sabemos que os nossos olhos já não gostam muito de estar muito a olhar para um ecrã! Assim, vais sentir menos cansaço.

2. Opta por iluminação LED

Caso não tenhas um espaço com luz natural suficiente ou trabalhes muitas vezes até tarde e precises de ligar a luz, o ideal é optares por iluminação LED. Estas luzes reduzem o consumo energético do teu escritório, têm uma vida útil maior que as luzes tradicionais e são amigas do ambiente e tuas também porque não contêm mercúrio na sua fabricação.

Também têm a vantagem de serem reguláveis em tempo e intensidade.

nice-and-organised-workspace-with-lamp-1

3. Compra material de escritório reciclado

Também é importante analisares a sua resistência e durabilidade. Ao comprares material robusto que dura mais tempo, vais evitar comprar o mesmo tipo de produto várias vezes. Isto é bom para a tua carteira e para o ambiente a longo prazo. O consumo responsável é essencial para teres um escritório verdadeiramente verde.

372172-7257_College-Expert_AMB1

4. Aposta em equipamento eletronico mais eficiente

Ao comprares um equipamento eletrónico novo deves ter em atenção a sua eficiência energética. A escala de eficiência energética do aparelho tem 7 classes (A, B, C, D, E, F e G), representadas por letras e cores, que definem o quão eficiente um aparelho é.

Quanto mais próximo da classe A, mais eficiente é o equipamento elétrico. Aparelhos com uma maior eficiência energética são geralmente mais caros, mas compensam a longo prazo porque diminuem o valor da tua fatura. Ao ser mais eficientes são, consequentemente, mais amigos do ambiente.

5. Usa e abusa de plantas

Falamos muitas vezes de plantas, mas a verdade é que pôr plantas num espaço melhora-o a 200%. As plantas dão um toque verde ao teu escritório e são boas pra a tua saúde e para o ambiente porque absorvem elementos tóxicos presentes nos produtos de limpeza e reduzem os níveis de dióxido de carbono.

place-of-work-1

Como bónus, ainda aumentam a tua produtividade e a harmonia do teu local de trabalho.

Depois de tornares o teu escritório mais verde, há outras técnicas úteis para teres mais paz e maximizares a tua produtividade no teu local de trabalho, como aplicares práticas de Feng Shui. Vê como no nosso artigo.

About Post Author