contos para crianças

Contos para crianças: os benefícios de ler todas as noites

Ler contos para crianças com os mais pequenos antes de irem dormir é uma atividade que fomenta a diversão, a criatividade e a intimidade entre todos. Todos tivemos uma história favorita em criança, que nos leram repetidamente. Ler contos para dormir tem diversos benefícios não só para os mais novos como também para os adultos.

contos para crianças
Contos para dormir: os benefícios de ler com os mais pequenos todas as noites

Contos para dormir: 5 benefícios para os mais pequenos

Actualmente, as crianças deste séculos passam uma grande parte do seu dia em frente aos ecrãs, estando constantemente a utilizar smartphones, tablets e televisões.

CONFORAMA - PT - Os melhores colchones para um descanso de sonho

No entanto, existem outras formas de distrair os mais novos, mantendo-os entretidos e esta actividade ainda facilita a aprendizagem: a leitura. É um hábito com múltiplos benefícios, descubra os que destacamos!

  • Aprender sobre o mundo e sobre si mesmos;
  • Satisfazer a curiosidade;
  • Descobrir o poder da imaginação, da criatividade e da fantasia;
  • Conseguir acalmar e relaxar durante o sono;
  • Melhorar a leitura e fala através da escuta.

Sabia que os mais pequenos trabalham a sua destreza manual só a passar as folhas dos livros/

A partir de uma certa idade é importante ensinar as crianças a escolher o livro que querem ler, assim eles perceberão que respeita os seus gostos. Para além disso, também estará a contribuir para que formem a sua identidade pessoal.

contos para crianças
Podemos ter os livros favoritos perto da cama

Também é importante ter em conta os diferentes formatos que existem. Para os mais pequenos, pode optar por contos com diferentes texturas, materiais e formas. Quando já forem ligeiramente mais velhos pode começar a introduzir os livros com janelas e pop-ups para estimular todos os sentidos, actividades muito importantes para o desenvolvimento cognitivo de uma criança. À medida que as crianças vão crescendo, os contos que irão ler antes de dormir começam a ter cada vez mais texto e a complexidade das ilustrações aumenta.

contos para crianças
É importante escolher o conto de acordo com a idade da criança

Contos para dormir: 3 benefícios para os mais crescidos

Com as nossas rotinas, por norma, só à noite é que encontramos o momento ideal desfrutar de um tempo de leitura com as crianças. Esta é uma excelente forma de os acalmar e preparar para dormir tranquilamente. No entanto, as crianças não são as únicas a sair beneficiadas da leitura dos contos, os adultos também pode retirar várias vantagens deste hábito.

  • Reforçar a relação com os filhos, sobrinhos ou crianças proximas;
  • Aprender a comunicar com os mais pequenos, utilizando uma linguagem próxima da sua capacidade de compreensao;
  • Os contros para crianças são óptimos para trabalharmos a nossa inteligência emocional, já que nos ensinam a reconhecer emoções e a lidar com ilusões, sonhos, medos entre outras questões do foro emocional.

Os contos infantis podem ser uma ferramenta muito útil de ajuda em função da sua temática. Por exemplo, existem livros que ajudam a superar os medos dos mais pequenos, outros que dão as boas-vindas aos novos irmãos, inclusivamente há contos mais semelhantes a enciclopédias, como contos sobre animais que ensinam a reconhecer algumas das suas características físicas, bem como aprender a reconhecer os seus sons.

contos para crianças
Os contos são ferramentas muito úteis para os pais

Hoje recomendamos um livro que conta a deliciosa história de Gonçalo e a sua família, que é um óptimo livro para ler antes de dormir. Um livro que transborda ternura e tranquilidade, perfeito para ler aos mais pequenos a partir dos 12 meses de idade.

contos para crianças
“Uma história antes de adormecer” o conto escolhido pela Conforama

Por tudo isto, ter na sua rotina um momento para os contos infantis antes das crianças irem dormir é extremamente enriquecedor para toda a família, ainda que o seja, sobretudo, para os mais pequenos lá de casa. Na Conforama, onde nos preocupamos com o bem-estar e descanso, também apostamos na leitura para desfrutar dos últimos minutos do dia.

Não se esqueça que o conto infantil para dormir, pode ser escolhido pelos pais com a ajuda das crianças! Boas leituras!

contos para crianças
Hora do conto da Molaflex na Conforama Matosinhos

 

CFR - PT - POST - Vuelta al cole