Fácil e barato: como limpar sofá de tecido com bicarbonato de sódio

Os sapatos das crianças, uma mancha de café ou chocolate, o novo amigo de quatro patas… Um sofá com vida vai, naturalmente, sujar-se ao longo do tempo. No entanto, isto não quer dizer que não possa ter de volta o aspeto impecável do seu sofá. Continue a ler e descubra como limpar sofás de tecido com bicarbonato de sódio.

Hoje em dia, muitas pessoas optam por utilizar produtos de limpeza caseiros, ao invés de produtos industrializados. Por isso, o uso do bicarbonato de sódio tornou-se frequente. Afinal, é um produto muito versátil e que tem lugar privilegiado em qualquer casa: desde manter os legumes mais verdes (se adicionado à água da cozedura) a limpar colchões e sofás de tecido, é um verdadeiro multiusos.

como limpar sofá de tecido com bicarbonato

Descubra como limpar o seu sofá de tecido de forma fácil e eficaz

Se o seu sofá já perdeu o brilho de antigamente e está a precisar de uma limpeza, nós temos uma solução barata e ecológica para si. O bicarbonato de sódio não só permite limpar pequenas manchas do tecido, como eliminar maus odores e recuperar a frescura do sofá barato.

CONFORAMA - PT - A procura do seu sofá perfeito? Descubra as nossas melhores ofertas

Existem várias formas de utilizar este produto para limpar sofás de tecido. Neste artigo, explicamos as duas mais comuns. Portanto, continue a leitura e descubra como limpar o seu sofá de tecido com bicarbonato de sódio.

A ação antibacteriana do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um tipo de sal com pH alcalino, na forma de pó branco. Tem ação antisséptica e impede o crescimento de bactérias. Pela sua ação abrasiva, permite remover eficazmente manchas localizadas em tecidos. Assim, com o bicarbonato, é possível limpar de forma eficaz e barata o seu sofá, evitando comprar produtos potencialmente nocivos para animais e crianças.

como limpar sofá de tecido com bicarbonato

Descubra como limpar o seu sofá de tecido de forma fácil e eficaz

Como limpar sofá de tecido com bicarbonato de sódio?

O primeiro passo da limpeza, antes de aplicar qualquer produto, passa por aspirar o sofá. O sofá deve ser regularmente aspirado para remover poeiras, migalhas e outros resíduos. Remova as almofadas e use um aspirador de mão para chegar aos cantos mais difíceis. Se tiver um sofá modular, separe os diferentes componentes para limpar cada um em separado.

como limpar sofá de tecido com bicarbonato

Aspirar regularmente o sofá é essencial para o manter impecável durante mais tempo

O bicarbonato de sódio pode servir para remover manchas ou simplesmente revitalizar o sofá, removendo maus odores. Se o seu sofá não tiver manchas aparentes, basta cobri-lo com uma fina camada de bicarbonato de sódio, aguardar alguns minutos e aspirar.

No entanto, em caso de sujidade mais profunda, é necessário aplicar o bicarbonato sobre as manchas e acrescentar água aos poucos, permitindo que se forme uma pasta. Com um pano ou esponja limpa, esfregue o local da mancha. Já em caso de sujidade entranhada, pode usar uma escova. Por fim, deixe secar e aspire.

Como limpar o sofá de tecido muito sujo?

Se o bicarbonato não for suficiente para limpar as manchas mais difíceis, experimente utilizar vinagre. Este também é um excelente agente de limpeza natural com efeito antibacteriano e desinfectante. Para limpar o sofá de tecido muito sujo, basta misturar 1 litro de água morna e 250 ml de vinagre branco. Em seguida, passe um pano com a mistura pelo sofá. Por fim, enxugue com um pano seco.

Se, mesmo assim, as manchas persistirem, talvez seja boa ideia consultar um serviço especializado de limpeza de sofás. Afinal, os profissionais de limpeza saberão qual a melhor forma de remover as manchas mais difíceis sem danificar o tecido do sofá.

 

CFR – PT – POST – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal