quanto consume uma lampada 100 watts

quanto-consume-uma-lampada-100-watts-1-1

Qual o consumo de uma lampada de 100 watts?

Já pensou qual o consumo de energia das lâmpadas de sua casa e como esse consumo se traduz em gastos no final do mês? Normalmente, preocupamo-nos com os eletrodomésticos de maior potência, como o ar-condicionado ou máquina de lavar, por exemplo. Mas, sendo que existem várias lâmpadas pela casa e ficam ligadas durante várias horas, estas acabam por ter um impacto significativo no consumo de energia total e na fatura mensal. Mas afinal, quanto consome uma lâmpada 100 watts, por exemplo?

quanto consume uma lampada 100 watts

Fazer este cálculo ajudará  a entender melhor o impacto na conta de energia elétrica e, ao mesmo tempo, encontrar soluções para redução dos gastos.

Calcular quanto quanto consome uma lâmpada 100 watts

Calcular o consumo de energia de qualquer lâmpada é muito simples: basta multiplicar a potência da lâmpada pelo número de horas que a fica ligada e pela quantidade de dias de uso. 

Para  descobrir o consumo de uma lâmpada de 100 Watts que fica ligada 6 horas por dia durante 30 dias por mês, a conta será: 100 x 6 x 30, que resultará em um consumo de energia de 18.000 W/h.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

No entanto, se verificar uma fatura de luz, poderá perceber que as companhias de fornecimento de energia fazem seus cálculos em Quilowatts/hora (KWh) e não Watts/hora (W/h). Desta forma, é necessário fazer a conversão. 

Cada quilowatt corresponde a 1.000 watts, portanto basta usar a conta já feita e dividir o valor obtido por 1000: 18.000W/1.000 = 18KW. Ou seja, uma lâmpada de 100 watts, usada seis horas por dia, consome, no final do mês, 18KW de energia elétrica.

Qual o impacto na fatura de uma lâmpada de 100 watts

Saber o consumo de energia de uma lâmpada é importante, mas, mais importante do que isso, é saber qual o impacto financeiro no final do mês. O cálculo para descobrir qual o gasto em euros de uma lâmpada também é bastante simples.

Para saber quanto lhe custará na fatura mensal uma lâmpada de 100 watts tem de multiplicar os kW obtidos na primeira conta pelo custo da sua tarifa de electricidade. Para saber quanto paga por kWh deve consultar uma das suas faturas. Por exemplo, se o valor por KWh for 0,1011, e sabendo – como calculado anteriormente – que a lâmpada consome 18kWh por mês, terá de fazer a seguinte conta: 18 kWh X 0,1011 = 1,8198. Assim, pode-se concluir que uma lâmpada de 100 watts, ligada durante seis horas por dia, terá um custo de cerca de 1,81 euros no final do mês.

quanto consume uma lampada 100 watts

Apesar de não ter o impacto que grandes eletrodomésticos como máquinas de lavar têm na conta de luz, a verdade é que várias lâmpadas ligadas várias horas por dia podem aumentar significativamente a sua conta de luz no final do mês. 

Supondo que a sua casa tem 10 lâmpadas de 100 watts que ficam, igualmente, ligadas seis horas por dia, todos os dias, isto representa um custo de 18 euros no final do mês, apenas para a iluminação da casa.

Por esse motivo, é tão importante fazer boa gestão da iluminação, evitando deixar as lâmpadas ligadas em divisões onde não são necessárias, fazer um bom aproveitamento da luz natural e optar por luzes LED

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas

About Post Author