Se está na dúvida sobre que sofá comprar, aqui vamos esclarecê-lo! Existe um sofá para todas as pessoas e para todas as casas. Por isso, preparámos um guia essencial para encontrar o seu sofá ideal. Víctor Ramos, Product Manager da Salas e Responsável de Tendências da Conforama, conta-lhe tudo neste vídeo!
3 aspetos a ter em conta para descobrir que sofá comprar
O sofá é um dos elementos que mais se destaca numa sala, atrevemo-nos mesmo a dizer que é o elemento mais importante. Portanto, antes de decidir que sofá comprar, é preciso pensar racionalmente sobre alguns aspectos importantes como o espaço disponível, o nível de conforto que oferece e qual a sua função.
1. Medir quanto espaço tem disponível
A primeira coisa a fazer é medir a sala onde o sofá vai estar localizado: medir o espaço disponível, ter em conta os “outros” móveis que existem na sala, assim como as portas, janelas e radiadores.
E não se esqueça de medir as escadas ou o elevador para garantir que a embalagem do sofá chega até sua casa.
Se pensa comprar um sofá com chaise longue ou canto, é necessário definir de que lado quer a chaise longue ou até que zona deve chegar.
Outra opção será escolher um sofá com jogo de poufs, podendo assim mudar a posição da chaise longue a seu gosto. Como por exemplo no sofá SIMS ou modelo VEGA.
Depois de medido o espaço disponível, vai saber que tipo de sofá se adapta melhor à sua sala: poltrona, sofá de 2 lugares, sofá de 3 lugares, sofá com chaise-longue, sofá de canto em L, canto em U, sofá-cama ou relax.
2. Para um sofá ser confortável…
Na busca por um sofá confortável, a altura do sofá, quer do assento quer do encosto, devem ser tidos em consideração. Outro aspecto importante é a profundidade, ou seja, quando estiver sentado, o anca não deve ficar abaixo dos joelhos. Por outro lado, se ficar com os pés pendurados, é porque precisa de uma profundidade de assento menor.
Para que um sofá seja cómodo, os pés devem descansar no chão e a cabeça deve ficar apoiada ao encosto.
Uma maneira de garantir mais conforto é a função relax. Em alguns modelos, os motores do assento e do encosto são independentes. Isto permite adoptar uma posição ideal em cada ocasião.
3. Pensar qual a função do sofá
Se tiver uma família numerosa e houver espaço suficiente na sala, pode optar por um sofá grande onde todos se podem sentar confortavelmente ao mesmo tempo, como um sofá de canto por exemplo.
Se em sua casa todos quiserem usar uma chaise longue, a melhor opção é escolher um sofá com assentos deslizantes. Dessa forma, todos poderão estar sentados com as pernas esticadas.
Atenção aos deslizantes: não é aconselhável usá-los todos em simultâneo, caso contrário estamos a forçar as guias e a base do assento pode-se dobrar.
Um sofá com arca de armazenamento é a melhor opção para guardar revistas, mantas, almofadas… quando perceber que, graças à arca, pode arrumar a sala na perfeição não vai conseguir viver sem ela.
Para as casa mais pequenas que não têm espaço para os convidados, o melhor é escolher um sofá-cama. Uma óptima opção são os conversíveis com sistema de abertura italiano.
Tipos de material de um sofá
Outro elemento chave que deve ter em consideração para saber que sofá comprar é o material de fabrico. Para os encostos existem muitas opções, pode encontrar estofos em pele, pele sintética, tecido, microfibra… cada tipo tem características específicas e a sua manutenção pode variar bastante.
1. Sofá em pele
Se procura algo elegante, a primeira opção pode ser um sofá em pele como o modelo HAWAI, que oferece elasticidade e suavidade.
2. Sofá em tecido
Se tiver filhos pequenos em casa ou animais de estimação, o mais recomendável é escolher um sofá em tecido. Existe a opção de escolher um sofá com capa amovível, embora não seja o mais recomendável porque após algumas lavagens o revestimento tende a encolher.
Outra opção é proteger o sofá com uma capa, mas se não quiser tapá-lo, recomendamos um sofá com tratamento anti-manchas. A cobertura anti-mancha protege todas as fibras, impedindo que a sujidade se entranhe no tecido.
A tecnologia Aquaclean® é uma protecção avançada aplicada ao revestimento do seu sofá. O tratamento cobre, fibra a fibra, o tecido com uma molécula invisível que impede que a mancha (líquida ou sólida) adira ao tecido.
3. Sofá de veludo
O veludo é o tecido favorito dos mais atrevidos. Transmite calor e elegância a qualquer sala ou zona da casa.
As últimas tendências em sofás para a próxima estação
No que respeita ao design, a última novidade são os sofás “open base”. Têm os pés mais altos e isso, além de dar uma aparência muito mais moderna, facilita a limpeza, principalmente para as famílias que possuem um aspirador tipo robô.
No que respeita à cor, a tendência para 2020 são os tons neutros como o bege, o vison e o cinza claro.
Um modelo que reúne todas estas tendências é o sofá de canto LUGO. Trata-se de um sofá que adicionámos recentemente à nossa gama pelo seu design vanguardista e pela sua funcionalidade. Tem um pouco de tudo: pés altos, encostos reclináveis até 90º para criar um ambiente de sossego, função relax com motor, modelo disponível em azul, cinza claro e cinza escuro.
Outra maneira para ficar a par das tendências é decorar a sua sala com uma poltrona sillón, como o modelo KISS por exemplo. Outras opções são os modelos YASMÍN, FELIX e RETRO. O melhor é experimentar todos para saber qual deles se adequa melhor ao que procura!
Que lhe parecem as ideias-chave de Víctor Ramos para encontrar o seu sofá ideal/
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?