Escolher as cores para pintar a casa é um processo com algumas condicionantes. Para além das suas preferências, deve ter em consideração as dimensões e características de cada divisão, por forma a conseguir um resultado final eficiente e a seu gosto. Assim, revelamos-lhe como escolher as cores de tintas mais adequadas para pintar paredes interiores.
As dimensões do espaço e a entrada de luz natural
O primeiro aspeto a ter em atenção é a espacialidade. Divisões mais pequenas ou com pouca entrada de luz natural deverão ser pintadas com tonalidades claras. O mesmo se aplica aos espaços que, mesmo que de maiores dimensões, acumulem grandes volumes de móveis, tapetes e objetos de parede.
Caso contrário, a divisão irá ficar demasiado escura e pesada, para além de parecer mais pequena. Isto não significa que tenha de recorrer ao branco, pois existem diversas tonalidades de bege e de areia para quem prefere uma ambiência mais quente, bem como de cinza e azul esbranquiçado, para os que preferem uma estética mais minimalista.
Cor de tinta azul para pintar paredes: uma das tendências de 2021
O azul é, sem dúvida, uma das cores recentemente mais difundidas pelas publicações dedicadas à decoração de interiores. As redes sociais da Pantone consideraram a cor Classic Blue (nº 19-4052) como a próxima nuance-tendência, um tom forte e simultaneamente relaxante, que demonstra a relevância do azul como escolha para pintar paredes. O azul-celeste pode ser uma alternativa se preferir uma tonalidade mais neutra. Caso disponha de uma divisão de maiores dimensões e espaçosa, pondere pintar as paredes com diferentes tonalidades de azul, ou conjugue um azul mais forte com tons de verde-azulado ou azul-cinza, criando uma ambiência verdadeiramente sua.
Tons pastel de cores terrosas para pintar paredes
As cores terrosas são uma ótima forma de aquecer o espaço e tanto podem ser usadas na sua tonalidade mais saturada como nos tons pastel. Se a divisão for pequena, opte pelo pastel para uma maior leveza. Tem à sua disposição um leque bastante variado de cores, que vão da areia aos ocres vermelhos e castanhos, devendo depois optar pelo tom pastel da cor que preferir. No entanto, nas divisões mais amplas, pode jogar com o contraste entre o saturado e o neutro. Uma prática bastante comum é pintar uma só parede num tom mais arrojado e as restantes num tom mais leve da mesma cor.
Cor de tinta verde para pintar paredes: do arrojado ao relaxante
O verde é também uma cor bastante referida nas tendências de decoração de interiores, não só pelas suas vastas tonalidades, mas também pelas possíveis combinações com azuis e castanhos. Caso os típicos tons de verde vivo não sejam do seu agrado, tenha em conta que pode optar por verde-azeitona, verde-sálvia, verde-areia, bastante próximo do cinzento, e diversos tons de verde seco. Cada uma destas tonalidades proporciona um ambiente diferente. Se a sua preferência recair numa ambiência mais arrojada, opte pelos tons mais vivos e saturados. Caso contrário, consiga uma divisão serena e relaxante com os verdes acinzentados claros.
Evite tons lilases para pintar paredes
O lilás é uma cor considerada ultrapassada, pelo que se pretende manter a sua casa atualizada do ponto de vista decorativo, é mesmo uma cor a evitar. Opte antes por azuis arroxeados e consiga um resultado mais contemporâneo.
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?