O café é uma bebida muito popular um pouco por todo o mundo. No entanto, não é tão simples como parece. Um bom café deve ser servido com uma boa consistência, sabor equilibrado e temperatura ideal. Atualmente, existem várias formas de preparar a bebida, existem diversos modelos, formatos e funcionalidades que vão de acordo aos gostos dos mais variados perfis de consumidores. No entanto, para quem prefere preparar a bebida de uma forma mais tradicional, a cafeteira é um utensílio indispensável. No entanto, existem vários tipos de cafeteiras e é importante conhecê-los para escolher aquele que melhor se adequa aos seus gostos e que lhe irá proporcionar o café perfeito.
Cafeteira italiana
Bastante popular e comum em qualquer casa, esta cafeteira, geralmente toda feita em metal, vai diretamente ao lume e dá origem a um café intenso e encorpado. A água é colocada na base da cafeteira e o café num compartimento superior, não sendo necessário usar filtro de papel.
Quando a água começa a ferver, sobe até o compartimento superior onde se encontra o pó do café, dando origem à bebida. O resultado é um café de sabor semelhante ao de um café espresso. Ao escolher o café para uma cafeteira italiana é importante ter em conta a moagem do grão e garantir que estão bem dispersos, já que pó muito compacto pode atrapalhar o processo. A cafeteira italiana pode ser elétrica ou manual, dependendo do modelo.
Cafeteira Francesa
O processo da Cafeteira Francesa é semelhante ao da Italiana e ambas utilizam moagem grossa e concentram alto teor de cafeína durante a pressão. No entanto, as duas cafeteiras diferem na ordem dos processos, já que na francesa o pó de café fica no fundo, enquanto na italiana ela fica no topo. Na Cafeteira Francesa o café é extraído por uma prensa com filtro, depois do pó de café ter ficado em água durante alguns minutos.
Cafeteira elétrica
A cafeteira elétrica tornou-se muito popular nos últimos anos, especialmente devido aos preços competitivos e à sua praticidade, sendo um dos tipos de cafeteiras mais usados.
É muito simples de utilizar, bastando colocar o pó de café no coador com filtro de papel. A água fica num espaço separado, que ao ferver acaba por subir, com a pressão da ebulição, sendo derramada no pó, onde é filtrada e acaba por cair na chaleira logo abaixo.
A base da cafeteira mantém-se quente e todo o processo é automático. Algumas cafeteiras elétricas podem ainda ser programas antes do preparo.
Cafeteira de café espresso
A cafeteira de café espresso está cada vez mais acessível e deixou de ser uma máquina apenas disponível em cafés e restaurantes, tornando-se mais democrática e presença frequente em vários lares. Assim, tornou mais fácil saborear o mesmo café intenso, cremoso e concentrado sem sair de casa. Com ela é possível preparar um café de forma prática, em porções individuais, através da água sob pressão, dentro da máquina.
Cafeteira espresso de cápsulas
Esta cafeteira é uma opção muito cómoda, já que basta colocar a cápsula e apertar o botão. Muito difundida atualmente, é prática e higiénica. Funciona com a pressão da água que passa pelo café moído dentro da cápsula, preparando um café próximo ao espresso. Além disso, este tipo de cafeteira tem a grande vantagem de não ficar limitada apenas ao café, podendo preparar chás, chocolate, cappuccino… basta apenas escolher a cápsula de sua preferência e carregar no botão.
Como escolher o tipo de cafeteira ideal/
Existem imensos tipos de cafeteiras disponíveis no mercado e não há uma melhor do que outra. No entanto, são todas muito diferentes na funcionalidade e no tipo de bebida que prepararam. Por isso, é importante perceber qual aquela que se adequa melhor ao seu ritmo de vida e a que prepara o café de acordo com a sua preferência.
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?