Sabe aquele móvel antigo que já não combina com a decoração/ Antes de o deitar fora, porque não experimentar dar-lhe uma nova vida/ Com criatividade, alguns materiais básicos e paciência poderá criar uma peça única, gastando muito pouco dinheiro. Continue a ler e descubra algumas formas de dar uma nova vida aos móveis em madeira.
Seja uma herança, uma relíquia escondida no sótão da avó ou simplesmente algo que comprou nos primeiros anos a viver sozinho, existem móveis que, apesar de desatualizados, nos custa muito deitar fora. Se tem um móvel em madeira que não combina com a decoração da sua casa, porque não pintá-lo, decorá-lo ou dar-lhe um uso completamente diferente e, assim, apostar na reciclagem de materiais/ Para o ajudar, reunimos algumas dicas sobre pintura e reutilização de móveis em madeira.
Preparar e pintar um móvel em madeira
Na maioria dos casos, basta uma pintura e uma boa dose de imaginação para recuperar um móvel que parecia não se adequar à decoração. Mas atenção: para um resultado impecável, são necessários alguns cuidados.
Em primeiro lugar, deve limpar o móvel com um produto específico para madeiras, removendo, assim, manchas e sujidades acumuladas. Isto é especialmente importante se se tratar de um móvel que esteve guardado durante muito tempo (como, por exemplo, aquele móvel antigo que trouxe do sótão da sua avó). De seguida, poderá ser necessário usar uma lixa para que a superfície da madeira aceite melhor a tinta, no passo seguinte. Ao lixar, respeite o sentido do veio da madeira. Ao ignorar este procedimento, irá riscar em vez de lixar e a superfície ficará rugosa e feia.
De seguida, é o momento de despertar a sua veia criativa. Pode optar por simplesmente restaurar o móvel, pintá-lo ou aplicar vinil de parede. Se escolher pintar, não se esqueça de aplicar um primário antes da tinta de cor. Este passo vai ajudar a que a cor fique mais viva, protegendo também a pintura ao longo do tempo. Não se esqueça de aguardar o tempo recomendado entre demãos. Para mais informações, consulte o fabricante das tintas ou o rótulo da embalagem.
As cores mais adequadas para um móvel em madeira
Se optar por alterar a cor original do móvel, existem várias opções de cores que resultam muito bem no momento de recuperar um móvel antigo. O branco, por exemplo, é uma cor intemporal e que se enquadra na perfeição em quase todos os ambientes. Seja no quarto, na sala ou no corredor, uma cómoda pintada de branco torna-se o ponto de luz da divisão, conferindo tranquilidade e estilo ao espaço.
Em alternativa, pode optar por tons mais vibrantes, tendo sempre em conta a paleta de cores que a sua decoração já apresenta. Uma ideia interessante é escolher duas ou três cores que combinem e pintar diferentes partes do armário de uma cor diferente. O resultado é muito divertido e fica especialmente bem em espaços mais descontraídos, como o quarto dos miúdos ou a cozinha.
Já tem a cabeça a fervilhar de ideias para aquele móvel antigo que não sabia como recuperar/ Está na hora de por mãos à obra!
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Tirar o máximo partido de uma pequena cozinha com una bancada original
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Ideias para decorar o quarto de uma adolescente
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries