var ajaxurl = 'https://www.conforama.pt/blog/wp-admin/admin-ajax.php';var themecolor='#38a4b4'; Cama montessoriana e os benefícios para o bebé

Cama montessoriana e os benefícios para o bebé

Já ouviste falar do Método Montessori? Este princípio educacional para crianças passa pela criação de um ambiente que incentive ao desenvolvimento da autonomia dos mais novos. Dentro desse ambiente, a cama montessoriana é um dos elementos mais importantes. Neste artigo desvendamos tudo sobre este método e, em específico, sobre a cama montessoriana.

cama montessoriana
A educação do bebé e o seu desenvolvimento depende muito do espaço que o rodeia

Novo bebé a caminho? Então de certeza que já ouviste falar sobre a palavra Montessori.  Desenvolvido pela médica e pedagoga italiana, Maria Montessori, este método pedagógico foi pensado para o desenvolvimento da estimulação sensorial da criança e consequentemente no espaço que a rodeia. Assim, é possível fazer diversas adaptações para fazer um quarto Montessori. A ideia é que as crianças possam desenvolver ao máximo as suas capacidades de acordo com um conjunto de metodologias.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Assim, a adequação do espaço ao método Montessori é essencial. Segundo este método, existem diferentes benefícios à sua aplicação, nomeadamente a autonomia e liberdade da criança, uma educação centrada no respeito pelo mundo e pelo próximo e adequação dos objetos lúdicos e experiência sensorial. 

Qual a importância da cama montessoriana?

Para aplicação deste método, é importante que o quarto tenha algumas características que permitam à criança mover-se livremente pelo espaço e lhes dê autonomia para realizarem as mais diversas atividades. 

Segundo este método, a principal característica da cama montessoriana é sua altura, que deve ser muito baixa. Aliás, de um modo simplista, apenas um colchão é suficiente para o desenvolvimento e total autonomia da criança. 

Este método pode começar a ser aplicado desde que a criança é bebé. Inicialmente, o ideal será que a cama tenha grades ou uma proteção ao redor. Com o passar do tempo, essas proteções podem ser removidas. Assim, a criança irá aprender a controlar os seus movimentos durante o sono. Consequentemente, a cama será bastante durável. 

cama montessoriana - quarto
Incentivar a criança sensorialmente é um dos principais desafios deste método

Se preferes não usar apenas o colchão, podes encontrar diferentes modelos de camas montessorianas, como espécies de “cabanas”. Se queres optar por usar apenas um colchão, deves colocar algo por baixo, como uma base ou um tapete para proteger a criança do frio do chão. 

Aliás, os tapetes são elementos bastante importantes deste método. Estes devem ter pelugens macias, diferentes texturas e cores; incentivando a criança sensorialmente. 

Usar espelhos e mobiliário pequeno

Para aplicar este método educacional, podes, por exemplo, adicionar um espelho numa parede próxima à cama. Assim, a criança consegue identificar as suas expressões e desenvolver uma consciência corporal. 

cama montessoriana - rustico
Uma cama que dure vários anos é o ideal para usar depois do berço

Outro ponto a ter em consideração é que os armários e gavetas de roupa deverão também ser em ponto pequeno, para que os mais pequenos possam escolher a sua própria roupa, por exemplo. Também os brinquedos e os livros deverão estar arrumados em caixas e estantes aos quais a criança consiga alcançar com facilidade. Assim, a autonomia será bastante incentivada.

Agora que já conheces este método inovador, descobre a nossa coleção para quartos juvenis e dá asas à imaginação! 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores