colchões medidas padrão

Medidas padrão de colchões e formas de decorar

É inegável que dormir bem é dos fatores que mais contribui para o nosso bem-estar. A diferença entre uma noite bem e mal dormida depende em muito dos colchões que usamos. A grande variedade de opções pode dificultar a escolha, mas a verdade é que existem medidas padrão de colchões que nos podem ajudar. No final, basta saber decorar.

medidas colchão
Um bom colchão é essencial para uma boa noite de sono

No momento que escolhemos o colchão ideal, devemos ter em consideração diferentes fatores.

  • Saber quem irá dormir na cama e as suas necessidades. Cada elemento da família tem preferências distintas e, por isso, os colchões serão necessariamente diferentes.
  • Escolher a base do colchão. Se já tivermos essa base, o ideal será saber as suas medidas para passar à escolha do colchão. Se não tivermos essa base, devemos também escolhê-la, em conjunto com o colchão.
  • Saber as medidas do quarto onde vamos colocar a cama e pensar em quais os melhores modelos que se adequam.

Escolher colchões: as medidas padrão

As dimensões dos colchões não são as mesmas em todos os países. Estas diferem em nome e também nas unidades de medida usadas em cada uma das nações. Contudo, existem algumas medidas padrão de colchões que são seguidas, geralmente.

CFR - PT - Text - Colchones

Existem colchões feitas à medida, mas, de uma maneira geral, e para facilitar compras, há algumas medidas pré-estabelecidas comummente encontradas nas lojas. De uma forma geral, a medida do colchão está definida. Deixamos aqui as dimensões aproximadas.

  • O tamanho de solteiro mede, normalmente, 188 centímetros X 88 centímetros.
  • Já a medida de solteiro King é ligeiramente maior. Também conhecida como Cama Meio casal terá 205 centímetros X 100 centímetros.
  • A medida de colchão de casal tem 188 centímetros X 138 centímetros.
  • O tamanho Queen é ainda maior, com 198 centímetros X 158 centímetros
  • Por fim, a medida King terá 193 centímetros X 203 centímetros.

É de sublinhar que é aconselhado optar por colchões que sejam pelo menos 20 centímetros mais compridos do que a pessoa mais alta que dorme no colchão.

Dicas para decorar e posicionar a cama

Depois de escolhido o tamanho ideal de colchão, de acordo com as necessidades de cada um, devemos também pensar em como posicionar a cama no quarto. Normalmente, as camas de solteiro são colocadas no canto do quarto, encostadas à parede, para aproveitar o espaço. Estas podem ser usadas ora em quartos juvenis ora simplesmente em quartos mais pequenos. O mesmo sucede para as camas de solteiro king.

medidas colchão
Colocar a cama no centro do quarto cria um aspeto harmonioso

Num quarto de maior dimensão, seja ou não quarto de casal, as camas maiores (a king ou a queen) são colocadas no centro. A ideia é criar harmonia no espaço e facilitar movimentações. Por sua vez, no caso de optares por colchões e camas feitos à medida, podes escolher incluir uma mesa-de-cabeceira, por exemplo.

Depois de escolhida a posição é tempo de decorar a cama. Aqui, as opções são várias e passam maioritariamente pela roupa de cama, seja edredons, jogos de lençóis ou capas e protetores de colchão.

medidas colchão
Deves privilegiar tecidos confortáveis

Neste caso, a sugestão será privilegiar o conforto, escolhendo os tecidos mais suaves e leves, que devem adaptar-se a cada estação. Não menos importante será a escolha das cores e padrões. Para tornar a divisão harmoniosa, a roupa de cama deve estar em harmonia com a restante decoração. Por exemplo, se a decoração for mais simples e com tons neutros, podes optar por padrões mais arrojados, ou almofadas decorativas mais criativas. Caso contrário, a simplicidade é chave.

Se procuras mais informação e inspiração, podes ainda consultar os nossos colchões e bases para cama, para tomares uma melhor decisão.

 

CFR - PT - Post - Colchones