como conservar flores naturais para sempre

Aprenda a secar flores naturais e a conservá-las para sempre

As flores simbolizam frequentemente momentos determinantes do nosso percurso pessoal. Devido ao seu valor emocional, são várias as vezes em que é tomada a decisão de secar bouquets e arranjos florais, por forma a que se tornem permanentes na nossa vida. Deste modo, convidamo-lo a descobrir a secar flores naturais e a conservá-las para sempre.

como conservar flores naturais para sempre

Secagem de flores ao natural e ao ar livre

Estes métodos são ligeiramente diferentes, mas ambos podem ser feitos sem precisar de adquirir equipamento especializado

A secagem de flores ao ar livre é um método bastante antigo e que, dada a sua eficácia, continua a ser usado nos dias de hoje. É também o mais indicado para flores de talos compridos. Basicamente, apenas necessita de pendurar o arranjo floral pelos talos, ou seja, virado para baixo, preferencialmente com um cordel de materiais naturais para não partir os talos. Deverá escolher um local com bastante luz natural e arejado. Nestas condições, ao fim de um mês já deverá ter o seu arranjo seco.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

A secagem de flores ao natural exige também alguma paciência, uma vez que consiste em depositar o arranjo num recipiente com pouca água e aguardar que seja totalmente absorvida. O tempo de espera irá variar com o tipo de planta e com o seu consumo de água.

como conservar flores naturais para sempre

Técnica de prensado para conservar flores naturais

Este método é um pouco mais meticuloso, mas é também o mais indicado para flores pequenas e delicadas. Certifique-se que as flores não estão húmidas e que tem perto de si um livro ou outra peça pesada que possa ser usada para prensar. O ideal é usar papel de cera mas, caso esta não seja uma possibilidade para si, pode também recorrer a jornal, papel de cozinha e cartão. 

Se tiver papel de cera, distribua as flores pelo papel e prense cuidadosamente com o livro ou o objecto que tiver escolhido. Caso contrário, faça uma primeira camada com o papel de jornal, envolvendo em seguida em papel de cozinha e finalizando com uma capa de cartão. Em ambos os casos, deve deixar as flores prensadas um mínimo de duas semanas antes de remover o peso e os revestimentos. 

Prolongar os resultados e conservar flores naturais para sempre

Um aspecto a ter em atenção na secagem de flores é a sua etapa de vida. Caso as pétalas estejam inteiramente abertas, a probabilidade de caírem durante a secagem é bastante maior. Por este motivo, é aconselhado secar a flor antes de abrir totalmente

Deve também ter o cuidado de remover o pó dos arranjos secos, podendo recorrer ao secador de cabelo, sempre no modo mais fraco. Para a manutenção das cores, após remover o pó, aplique um pouco de laca de cabelo a alguma distância, criando uma fina cama protectora. 

Por último, tenha em conta que as tonalidades frias tendem a conservar-se durante mais tempo que as quentes. Assim, se quiser preservar flores na gama dos vermelhos e amarelos, aconselhamos a que recorra a um serviço profissional, por forma a diminuir os riscos associados à secagem deste tipo de flores naturais.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores