limpar-forno

Limpar forno: descubra 6 dicas para uma limpeza impecável

Muitos gostam de cozinhar, todos adoram comer, mas a maioria odeia limpar os restos de comida que acabam por cair no seu forno. Quando acumulados, então, tornam-se o pesadelo de muitas pessoas. No entanto, com algumas dicas simples e um bom passo a passo, é possível limpar o forno de forma fácil e eficiente. Descubra como!

limpar-forno02
Não há nada como uma cozinha limpa e um forno a brilhar!

1. Limpar forno: a dica essencial

Antes de apresentar qualquer solução para limpar o forno, vamos tratar de uma dica essencial para manter este eletrodoméstico limpo: não deixe a sujeira acumular! Quem já deixou isto acontecer, sabe como torna-se quase impossível remover os restos de comida — e sobretudo a gordura — quando esperamos muito tempo para limpar o forno.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

 

Sempre que sujá-lo, limpe-o assim que possível. Caso não tenha tempo para uma limpeza constante, separe ao menos um dia na semana para dedicar-se a uma limpeza mais profunda.

limpar-forno
Tudo ficará mais fácil se limpar o forno logo após sujá-lo (depois que esfriar, claro)

2. Comece pelas peças removíveis

Para iniciar a limpeza, retire todas as peças que podem ser removidas do seu forno, como tabuleiros e grelhas. Deixe as peças de molho em água bem quente. Se a sua pia for pequena demais para isto, considere fazer o processo de limpeza numa banheira!

Adicione meia xícara de detergente para loiça à água e deixe o produto agir durante pelo menos 4 horas. Depois, use uma esponja não abrasiva para esfregar e remover a sujeira que restou. Se for preciso, adicione um produto de limpeza mais forte à esponja. Quando terminar, enxague e seque.

3. Limpe o forno com bicarbonato de sódio e vinagre

Sim, é possível fazer uma boa limpeza no forno com apenas bicarbonato de sódio e vinagre. Para limpar o forno com estes ingredientes, siga os passos a seguir:

  • Misture meia xícara de bicarbonato de sódio com algumas colheres de sopa de água em uma tigela.
  • Espalhe a mistura por todo o forno e deixe agir por várias horas. Se possível, deixe o produto no forno de um dia para o outro.
  • Com um pano húmido, remova o bicarbonato de sódio. Se necessário, use um raspador ou uma escova pequena.
  • Crie uma solução de metade vinagre, metade água, e borrife por todo o forno.
  • Finalize a limpeza com o pano húmido, removendo todo o bicarbonato e o vinagre.

4. Use produtos mais fortes, se necessário

A situação do seu forno está calamitosa? Não se preocupe. Há muitos produtos no mercado que oferecem uma limpeza mais profunda. Se a mistura de bicarbonato e vinagre não funcionar, pode adicionar um detergente de loiça ou um limpador de fornos. Há produtos em spray que oferecem bastante praticidade e eficiência.

Siga sempre as instruções da embalagem e atente-se às advertências. Além disso, é recomendado abrir as janelas e usar luvas de borracha para limpar o forno, além de esfregar com uma boa esponja.

Lembre-se de retirar as peças removíveis e comece a limpeza com uma esponja húmida, para remover o excesso de sujeira. Depois, aplique o produto como indicado nas instruções da embalagem e, por fim, remova-o.

5. Deixe o vidro por último

Quando terminar de limpar todo o forno, use um produto específico para vidro para finalizar a sua limpeza, higienizando a parte de vidro do forno. Também é possível usar vinagre ou detergente neste passo.

6. Adquira um forno pirolítico

Se não aguenta mais limpar o forno e não consegue deixar de acumular sujeira neste eletrodoméstico, o avanço da tecnologia pode resolver este problema. O forno pirolítico é um forno elétrico que consegue atingir temperaturas superiores a 500°C. Com isso, converte em água, CO2 e cinzas as partículas orgânicas e inorgânicas que ficam presas às paredes do forno.

Com esta função de autolimpeza, tudo o que precisará fazer é retirar as peças removíveis, ativar a limpeza segundo as instruções do aparelho e esperar. Depois, basta remover as cinzas com uma escova e passar um pano molhado no forno.

limpar-forno03
O forno multifunções pirolítico CANDY conta com sistema duplo de limpeza

Quando tiver concluído toda a limpeza e o forno estiver impecável, lembre-se de mantê-lo sempre assim, seja ele pirolítico ou convencional. Não há nada como uma cozinha limpa e harmoniosa, com um fogão e um forno higienizados e brilhantes, pois não?

Deixe a preguiça de lado e cuide deste eletrodoméstico tão importante para a sua casa. Agora que sabe que limpar o forno não precisa de ser tão difícil, mantenha uma boa rotina de limpeza!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas

About Post Author