var ajaxurl = 'https://www.conforama.pt/blog/wp-admin/admin-ajax.php';var themecolor='#38a4b4'; Uma questão de iluminação: quantos focos são necessários por m2?. Conforama

Uma questão de iluminação: quantos focos são necessários por m2?

Há muito tempo, e pelos mais variados motivos que os focos embutidos são uma tendência em termos de design e decoração de interiores. Se é fã deste tipo de iluminação, vai deparar-se com a questão: quantos focos por m2? Preparamos um guia simples com as respostas que precisa para iluminar a casa, divisão a divisão. 

quantos focos por m2

Iluminação com focos

Uma tendência crescente em termos de decoração e design de interiores, optar pela instalação de focos de encastrar – ou focos embutidos – nos tetos de toda a casa apresenta inúmeras vantagens: a iluminação fica automaticamente assegurada e não terá de investir mais tempo a escolher candeeiros de teto e/ou de parede para todas as divisões da mesma, assegurando assim um visual uniforme de uma ponta à outra. Consequentemente, e tendo em conta que a escolha deve recair sempre sobre focos LED ou de baixo consumo, esta opção de iluminação acaba por ser um investimento com poupanças elevadas, quer no momento da instalação, quer a médio-longo prazo. Agora, a pergunta de um milhão de watts é: quantos focos são necessários por m2?

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Quantos focos por m2?

Uma pergunta simples, com uma resposta bastante simples também: conte sempre com um foco por m2, garantindo a distância de 1 metro entre cada foco e cerca de meio metro das paredes. No entanto, também é importante ter em conta as necessidades em termos de iluminação de cada divisão, ou seja, na cozinha necessitamos de mais luz e de uma luz mais potente do que no quarto, por exemplo. Para facilitar, apresentamos abaixo um exemplo prático para cada divisão da casa, tendo em conta a sua dimensão e o respetivo número de focos necessários, baseado em focos com uma potência de 5-8 watts e um nível de brilho de 500 lúmenes. 

quantos focos por m2

Quantos focos por m2? Depende sempre do tamanho da divisão.

Sala de estar/sala de jantar

Embora a sala de estar/sala de jantar requeira mais luz devido à sua dimensão, a iluminação dos focos deve ser quente e suave, ou seja, no caso deste espaço ter, por exemplo, 30 m2, será necessário instalar 12 a 14 focos. 

Cozinha 

Esta divisão altamente funcional requer uma iluminação plena para a execução de todas as tarefas que aqui ocorrem, por isso, uma cozinha com cerca de 15 m2 vai precisar de 10 a 12 focos.

quantos focos por m2

O número de focos por m2 também depende do ambiente pretendido.

Casa de banho

Este espaço da casa exige uma iluminação funcional, mas suave, por isso, no caso de uma casa de banho com aproximadamente 6 m2, a instalação irá contemplar 6 focos, fazendo aqui jus à fórmula 1 foco por cada metro quadrado.

Quarto

Quantos focos por m2 num quarto com 20 m2? Pode contar com 8 a 10 focos nesta divisão da casa que exige sempre uma iluminação mais quente e tranquila.

quantos focos por m2

A fórmula 1 foco por cada metro quadrado é um bom ponto de partida.

Corredor

Um corredor com 2 m2 requer pelo menos 1 foco por m2, ou seja, 2 no total e assim sucessivamente. No entanto, o nível de brilho dos mesmos deve ser analisado conforme o ambiente pretendido: um corredor com uma iluminação intimista ou um corredor de passagem que necessita de uma iluminação elevada?

Fez-se luz! Agora, sempre que surgir a questão “quantos focos por m2?” pode voltar a consultar este guia para se orientar na instalação de focos embutidos.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores