Há muito tempo, e pelos mais variados motivos que os focos embutidos são uma tendência em termos de design e decoração de interiores. Se é fã deste tipo de iluminação, vai deparar-se com a questão: quantos focos por m2/ Preparamos um guia simples com as respostas que precisa para iluminar a casa, divisão a divisão.
Iluminação com focos
Uma tendência crescente em termos de decoração e design de interiores, optar pela instalação de focos de encastrar – ou focos embutidos – nos tetos de toda a casa apresenta inúmeras vantagens: a iluminação fica automaticamente assegurada e não terá de investir mais tempo a escolher candeeiros de teto e/ou de parede para todas as divisões da mesma, assegurando assim um visual uniforme de uma ponta à outra. Consequentemente, e tendo em conta que a escolha deve recair sempre sobre focos LED ou de baixo consumo, esta opção de iluminação acaba por ser um investimento com poupanças elevadas, quer no momento da instalação, quer a médio-longo prazo. Agora, a pergunta de um milhão de watts é: quantos focos são necessários por m2/
Quantos focos por m2/
Uma pergunta simples, com uma resposta bastante simples também: conte sempre com um foco por m2, garantindo a distância de 1 metro entre cada foco e cerca de meio metro das paredes. No entanto, também é importante ter em conta as necessidades em termos de iluminação de cada divisão, ou seja, na cozinha necessitamos de mais luz e de uma luz mais potente do que no quarto, por exemplo. Para facilitar, apresentamos abaixo um exemplo prático para cada divisão da casa, tendo em conta a sua dimensão e o respetivo número de focos necessários, baseado em focos com uma potência de 5-8 watts e um nível de brilho de 500 lúmenes.

Sala de estar/sala de jantar
Embora a sala de estar/sala de jantar requeira mais luz devido à sua dimensão, a iluminação dos focos deve ser quente e suave, ou seja, no caso deste espaço ter, por exemplo, 30 m2, será necessário instalar 12 a 14 focos.
Cozinha
Esta divisão altamente funcional requer uma iluminação plena para a execução de todas as tarefas que aqui ocorrem, por isso, uma cozinha com cerca de 15 m2 vai precisar de 10 a 12 focos.

Casa de banho
Este espaço da casa exige uma iluminação funcional, mas suave, por isso, no caso de uma casa de banho com aproximadamente 6 m2, a instalação irá contemplar 6 focos, fazendo aqui jus à fórmula 1 foco por cada metro quadrado.
Quarto
Quantos focos por m2 num quarto com 20 m2/ Pode contar com 8 a 10 focos nesta divisão da casa que exige sempre uma iluminação mais quente e tranquila.

Corredor
Um corredor com 2 m2 requer pelo menos 1 foco por m2, ou seja, 2 no total e assim sucessivamente. No entanto, o nível de brilho dos mesmos deve ser analisado conforme o ambiente pretendido: um corredor com uma iluminação intimista ou um corredor de passagem que necessita de uma iluminação elevada/
Fez-se luz! Agora, sempre que surgir a questão “quantos focos por m2/” pode voltar a consultar este guia para se orientar na instalação de focos embutidos.
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?