soluções para tapar janelas

Soluções para tapar janelas: como escolher a cortina certa?

Seja para bloquear a luz, seja para ter um pouco mais de privacidade, as cortinas e os estores são uma compra importante para a sua casa. Também podem contribuir — e muito — para a decoração do ambiente. Mas como escolher a melhor opção para o seu quarto, sala, cozinha ou casa de banho/ Descubra aqui!

soluções para tapar janelas

Soluções para tapar janelas: como escolher a cortina certa/

Antes de pensar no modelo, na cor e no estilo da sua cortina ou estore, alguns passos são imprescindíveis. Para escolher a solução para tapar janelas ideal para o seu ambiente, não se esqueça de:

  • Medir: meça a largura da janela e acrescente 15 cm de cada lado para saber qual é o tamanho adequado da cortina e do varão. O varão deve ser colocado entre o teto e a janela. A partir disto, meça a altura ideal para a cortina.
  • Determinar o seu objetivo: qual é o propósito da cortina ou do estore/ Controlar a luminosidade/ Manter a privacidade/ Decorar o ambiente/ Tenha este propósito em mente ao escolher.
  • Descobrir o tecido adequado para as suas necessidades.
  • Definir o seu orçamento e as suas prioridades.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

A partir destes passos, poderá escolher a solução ideal para o seu ambiente. Descubra algumas ideias a seguir.

Duas cortinas para a mesma janela

Já pensou em ter duas cortinas para o mesmo ambiente/ Pode usar uma branca ou bege em tecido leve e uma mais escura em tecido grosso. Assim, conseguirá controlar melhor a iluminação e a temperatura do ambiente.

Se quiser uma sala ou quarto completamente escuro, ideal para dormir ou assistir a um filme, basta fechar ambas as cortinas. Se preferir mais luminosidade, sem abrir mão da privacidade, pode fechar apenas a cortina de cor clara. Além disso, a combinação de ambas será ideal para o inverno, enquanto o uso da cortina mais leve é indicado para o verão.

soluções para tapar janelas
Use duas camadas de cortina para controlar melhor a luminosidade e a temperatura do ambiente.

Cortinas com cores neutras

Nada como uma cor neutra para facilitar a decoração, não é mesmo/ Cortinas lisas e em tons neutros combinam facilmente com qualquer ambiente. Opte por cores claras, sobretudo pelo branco, se quiser trazer leveza para a sala ou o quarto. As cores claras também são ideais para espaços pequenos, pois dão a impressão de que são maiores.

Já as cores neutras escuras, como o marrom e o preto, mantêm os ambientes mais quentes e acolhedores e são ótimos para espaços amplos. Também são excelentes para criar contraste e elegância.

soluções para tapar janelas
Cores neutras combinam com os mais diferentes estilos

Cortinas coloridas ou estampadas

Se não procura apenas soluções para tapar janelas, mas também para criar impacto no ambiente, pode optar por cortinas coloridas, com padrões e até com desenhos. Desde que combine com a paleta de cores e com os outros elementos decorativos, a cortina não precisa ser um item sem graça, que passa despercebido no ambiente.

Opte pelos tons frios, como azul e verde, para transmitir tranquilidade — ideal para o quarto, por exemplo. Se quiser criar um ambiente alegre e cheio de vitalidade, as cores quentes, como o vermelho e o laranja, são a melhor opção.

soluções para tapar janelas
Use cores e desenhos alegres para criar um ambiente cheio de vivacidade

Estores para quem quer praticidade

Se está à procura de praticidade e/ou não dispõe de muito espaço, o estore é uma excelente opção. Fáceis de limpar e compactos, os estores são uma adição discreta à decoração, conferem modernidade ao ambiente e permitem controlar a luminosidade com facilidade. São especialmente indicados para a casa de banho ou a cozinha, mas também podem ser usados no quarto ou na sala.

Atualmente, há muitos tipos de estores, feitos com diferentes tecidos. Pode optar por um estore de rolo blackout para bloquear totalmente a luz, por exemplo. Ou por um estore laminado, para desfrutar de privacidade e adicionar charme ao ambiente. Também há estores romanos, plissados, painéis deslizantes, entre muitas outras opções!

soluções para tapar janelas
Os estores são práticos e compactos

Não faltam soluções para tapar janelas, basta encontrar a mais indicada para o seu ambiente. Esperamos que nossas ideias e dicas tenham ajudado nesta missão! Mesmo com um orçamento reduzido, pode trazer mais conforto e estilo para a sua casa com a cortina adequada.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores