Tamanhos de camas: como escolher o modelo ideal

Todos sabemos a importância do sono nas nossas vidas. E a verdade é que uma noite bem dormida depende em muito da nossa cama e colchão. Porém, as opções são tão variadas que pode tornar-se um pouco difícil escolher os tamanhos de camas ideais. No momento da decisão, tudo depende das nossas necessidades e gostos. Neste guia vais perceber porquê.

Tamanhos de camas casal
A cama é dos elementos centrais da casa

Quando escolhemos a cama ideal para o nosso quarto, devemos tomar em consideração três fatores: quem vai dormir na cama, que espaço temos para a colocar e que modelo se adequa melhor à decoração do quarto. Saber as medidas da cama é também importante para a escolha dos colchões, da roupa de cama, seja edredons, jogos de lençóis ou capas e protetores de colchão.

CONFORAMA - PT - Os melhores colchones para um descanso de sonho

Tamanhos de camas: saber tirar medidas e planear

Para decidires o tamanho da cama que pretende adquirir, deves começar por tirar as medidas ao quarto e perceber que cama cabe no quarto e garantir que sobra espaço para te movimentares. O ideal será guardar quase pelo menos um metro ao redor da cama, garantindo uma circulação confortável.

Existem camas feitas à medida, mas, de uma maneira geral, e para facilitar compras, há algumas medidas pré-estabelecidas geralmente encontradas nas lojas. De uma forma geral, os tamanhos das camas estão definidos e deixamos aqui medidas aproximadas.

  • A cama de solteiro mede, normalmente, 188 centímetros X 88 centímetros.
  • Já a cama de solteiro King é ligeiramente maior. Também conhecida como Cama Meio casal terá 205 centímetros X 100 centímetros.
  • A cama de casal mede 188 centímetros X 138 centímetros.
  • A cama Queen é ainda maior, com 198 centímetros X 158 centímetros
  • Por fim, a cama King terá 193 centímetros X 203 centímetros
tamanhos de camas quarto
Uma cama que não seja de solteiro deve fica num ponto central do quarto

Como escolher os melhores tamanhos de camas

Depois de conheceres os tamanhos de camas disponíveis, deves analisar o tamanho do quarto e todo o mobiliário que planeias colocar ou já tens no lugar. Se já tens o restante mobiliário no quarto, podes simplesmente medir o espaço livre e escolher a cama adequada.

Por outro lado, se ainda não tens mobiliário, deves ter em consideração o que queres colocar. Por exemplo, o quarto tem roupeiro embutido/ Queres duas mesas-de-cabeceira/ Também vais usar o quarto como escritório/ Nestes casos, a cama poderá ter de ser menor.

As necessidades e mesmo as características pessoais de cada um vão influenciar a escolha. Pessoas mais altas podem preferir camas maiores e pessoas que simplesmente dormem poucas horas podem preferir um tamanho mais acessível.

Como posicionar as camas de acordo com os tamanhos

Começando pelas camas de solteiros, sabemos que estas são, normalmente, usadas em quartos juvenis ou simplesmente em quartos com tamanho mais reduzido. Assim, devem ser colocadas no centro ou no canto, encostadas à parede para aproveitar melhor o espaço. Podem ainda ser usadas em dupla ou em beliches para os mais pequenos.

Já as camas de solteiro king são usadas para quem tem um quarto ligeiramente maior e privilegia camas maiores. Tal como as anteriores, funcionam bem ora no centro do quarto, ora encostadas à parede.

Tamanhos de camas king
Quem tem quartos grandes pode usufruir de uma cama King ou Queen e, mesmo assim, ter espaço para circular

Por sua vez, as camas de casal são normalmente colocadas no centro do quarto de casal, criando harmonia e espaço para movimentações. Tanto a cama King como Queen querem-se em quartos bem grandes e acabam por se tornar o centro do quarto e foco de atenções.

Por fim, existem ainda as camas feitas por medida, que podem integrar, por exemplo, uma mesa-de-cabeceira. Estas são mais dispendiosas e requerem, ainda, colchões feitos à medida. Se procuras mais informação e inspiração, podes ainda consultar os nossos colchões e bases para cama, para tomares uma melhor decisão.

CFR - PT - Post - Colchones