Seja no piso, seja em painéis de parede ou móveis, a madeira é um dos materiais mais populares na decoração de salas, quartos e até cozinhas. É versátil e elegante e oferece ainda mais sofisticação em tons escuros. Para levar aconchego e requinte para a sua casa, apresentamos aqui os principais tipos de madeira escura e como utilizá-los.
Quando usar a madeira escura na decoração/
A madeira escura é ideal para criar ambientes elegantes, mas também aconchegantes. É uma ótima opção para espaços amplos, mas também pode ser usada em espaços pequenos, desde que em combinação com madeiras e cores claras. Neste caso, opte por usar a madeira escura apenas num móvel ou em poucos detalhes.
Os diversos tipos de madeira escura podem estar presentes nos mais variados ambientes, como quartos, salas, cozinhas e quintais, e podem fazer parte dos mais diferentes estilos, como rústico, industrial e clássico. Geralmente, são madeiras mais duráveis e resistentes, mas também mais caras.
Tons neutros, como cinza e branco, e tons terrosos, como marrom, ocre e bordô, combinam muito bem com móveis em madeira escura. Usar padrões e texturas na decoração também é uma ótima opção para criar harmonia com este tipo de madeira.
Tipos de madeira escura: quais escolher/
Antes de escolher o seu próximo móvel de madeira escura, é uma boa ideia saber quais são os mais utilizados e com quais ambientes e estilos cada um combina. A partir deste conhecimento básico, poderá avaliar qual é a melhor opção para a sua decoração.
Mogno
Clássico, sofisticado, resistente e duradouro, o mogno é uma excelente madeira para móveis, embora tenha preços mais elevados. A sua coloração castanho-avermelhada e o seu brilho único oferecem elegância para o ambiente. Combina bem com tons claros e detalhes em vermelho ou outras cores quentes.
Nogueira
Esta madeira resistente e versátil conta com uma cor escura e viva que traz sofisticação para a decoração. Costuma ser usada em móveis de alta qualidade e também em pisos e revestimentos de paredes e portas. É excelente para criar ambientes agradáveis e aconchegantes e pode estar presente nos mais diversos estilos de decoração, como rústico, moderno e clássico.
Carvalho
Muito utilizado na fabricação de móveis e revestimentos, o carvalho é duro e pesado e apresenta uma excelente resistência ao frio e à humidade, o que o torna uma ótima opção para ambientes externos. Se está à procura de uma madeira escura, pode optar pelo carvalho vermelho, ideal para decorações rústicas e tradicionais.
Teca
Esta madeira de alta qualidade é muito resistente à humidade, sendo, portanto, ideal para decorar varandas ou quintais. No entanto, o seu belo tom dourado também é muito utilizado em salas, quartos e cozinhas, em móveis, painéis e portas. É uma madeira durável e estável, mas apresenta preços elevados.
Madeira de demolição
Produzida a partir da demolição de antigas construções, a madeira de demolição é recuperada e tratada para criar móveis, portas, painéis, pisos e objetos decorativos. É perfeita para o estilo rústico ou o industrial e para trazer charme e personalidade para a decoração. Pode ser encontrada nos mais diversos tons e cores. No caso das madeiras escuras, incorpora rusticidade, elegância e aconchego.
MDF
O MDF é resultado da transformação da madeira em chapas, a partir de partículas prensadas. É uma opção económica e que pode ser encontrada em cores claras e escuras. Embora não seja tão resistente e durável quanto as madeiras maciças, oferece um bom custo-benefício e é bastante versátil. É um dos tipos de madeira escura mais procurados, por ser compatível com orçamentos reduzidos.
Há muitos tipos de madeira escura entre os quais pode escolher. Agora que já conhece os principais, pode começar a planear a sua decoração com este material charmoso e aconchegante. Se quer descobrir mais tipos de madeira para os seus móveis, leia também este outro artigo sobre o tema.