tipos de madeira escura

Tipos de madeira escura e como usá-los na sua casa

Seja no piso, seja em painéis de parede ou móveis, a madeira é um dos materiais mais populares na decoração de salas, quartos e até cozinhas. É versátil e elegante e oferece ainda mais sofisticação em tons escuros. Para levar aconchego e requinte para a sua casa, apresentamos aqui os principais tipos de madeira escura e como utilizá-los.

tipos de madeira escura

Quando usar a madeira escura na decoração/

A madeira escura é ideal para criar ambientes elegantes, mas também aconchegantes. É uma ótima opção para espaços amplos, mas também pode ser usada em espaços pequenos, desde que em combinação com madeiras e cores claras. Neste caso, opte por usar a madeira escura apenas num móvel ou em poucos detalhes.

CONFORAMA - PT - Mobilie o seu quarto com as últimas tendencias

Os diversos tipos de madeira escura podem estar presentes nos mais variados ambientes, como quartos, salas, cozinhas e quintais, e podem fazer parte dos mais diferentes estilos, como rústico, industrial e clássico. Geralmente, são madeiras mais duráveis e resistentes, mas também mais caras.

Tons neutros, como cinza e branco, e tons terrosos, como marrom, ocre e bordô, combinam muito bem com móveis em madeira escura. Usar padrões e texturas na decoração também é uma ótima opção para criar harmonia com este tipo de madeira.

Combine a madeira escura com cores claras e neutras, como o branco da coleção MONTREAL
Combine a madeira escura com cores claras e neutras, como o branco da coleção MONTREAL

Tipos de madeira escura: quais escolher/

Antes de escolher o seu próximo móvel de madeira escura, é uma boa ideia saber quais são os mais utilizados e com quais ambientes e estilos cada um combina. A partir deste conhecimento básico, poderá avaliar qual é a melhor opção para a sua decoração.

Mogno

Clássico, sofisticado, resistente e duradouro, o mogno é uma excelente madeira para móveis, embora tenha preços mais elevados. A sua coloração castanho-avermelhada e o seu brilho único oferecem elegância para o ambiente. Combina bem com tons claros e detalhes em vermelho ou outras cores quentes.

Nogueira

Esta madeira resistente e versátil conta com uma cor escura e viva que traz sofisticação para a decoração. Costuma ser usada em móveis de alta qualidade e também em pisos e revestimentos de paredes e portas. É excelente para criar ambientes agradáveis e aconchegantes e pode estar presente nos mais diversos estilos de decoração, como rústico, moderno e clássico.

Carvalho

Muito utilizado na fabricação de móveis e revestimentos, o carvalho é duro e pesado e apresenta uma excelente resistência ao frio e à humidade, o que o torna uma ótima opção para ambientes externos. Se está à procura de uma madeira escura, pode optar pelo carvalho vermelho, ideal para decorações rústicas e tradicionais.

Teca

Esta madeira de alta qualidade é muito resistente à humidade, sendo, portanto, ideal para decorar varandas ou quintais. No entanto, o seu belo tom dourado também é muito utilizado em salas, quartos e cozinhas, em móveis, painéis e portas. É uma madeira durável e estável, mas apresenta preços elevados.

Madeira de demolição

Produzida a partir da demolição de antigas construções, a madeira de demolição é recuperada e tratada para criar móveis, portas, painéis, pisos e objetos decorativos. É perfeita para o estilo rústico ou o industrial e para trazer charme e personalidade para a decoração. Pode ser encontrada nos mais diversos tons e cores. No caso das madeiras escuras, incorpora rusticidade, elegância e aconchego.

MDF

O MDF é resultado da transformação da madeira em chapas, a partir de partículas prensadas. É uma opção económica e que pode ser encontrada em cores claras e escuras. Embora não seja tão resistente e durável quanto as madeiras maciças, oferece um bom custo-benefício e é bastante versátil. É um dos tipos de madeira escura mais procurados, por ser compatível com orçamentos reduzidos.

tipos de madeira escura
A poltrona de tecido YASMIN combina bem com a madeira escura

Há muitos tipos de madeira escura entre os quais pode escolher. Agora que já conhece os principais, pode começar a planear a sua decoração com este material charmoso e aconchegante. Se quer descobrir mais tipos de madeira para os seus móveis, leia também este outro artigo sobre o tema.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores