limpar azulejos

O guia infalível para limpar azulejos em toda a casa

Não há dúvida que qualquer divisão da casa só fica realmente a brilhar depois de limpar os azulejos – o brilho que se consegue obter com uma limpeza a fundo dos azulejos, quer do chão, quer das paredes, quer das juntas, parece renovar e iluminar por completo o ambiente. Vamos lá pôr as mãos nos azulejos/

limpar azulejos

Os melhores produtos para limpar azulejos

Independentemente do tipo de azulejo que tenha em casa, antes de pôr as mãos na sua respetiva limpeza, saiba que não precisa de ter nenhum produto específico para tratar dos mesmos – a verdade é que existe uma forma muito simples de limpar azulejos a fundo, sem um grande investimento. 

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

O melhor produto para limpar azulejos é uma mistura de água quente e detergente da loiça, em que este último não deve ser em excesso para evitar deixar os azulejos baços. Os produtos a evitar incluem o vinagre, porque é extremamente acídico; e a lixívia, porque é altamente alcalina. Ambos podem acabar por danificar os azulejos e/ou as juntas, sendo que a água, devido ao seu pH neutro, é sempre a melhor opção. No caso de ter algum ponto de humidade para remover, aí sim, pode e deve recorrer a um produto específico ou utilizar um pouco de lixívia, mas recomenda-se que teste primeiro numa zona pouco visível.

Limpar azulejos: as paredes

Para começar, passe uma vassoura ou mopa pelas paredes, de forma a libertar qualquer pó ou lixo existente nos azulejos. De seguida, pulverize uma das paredes (ou uma secção) com uma mistura de água quente e detergente da loiça e utilize um pano ou uma esponja molhada para limpar os azulejos, certificando-se que o pano/esponja é continuamente enxaguado para se manter limpo. Se ficar muito sujo, troque de pano. Uma vez limpos os azulejos, seque-os com uma toalha macia para assegurar que fiquem brilhantes. Passe para a parede/secção seguinte. 

Azulejos da casa de banho: se estiverem particularmente sujos, depois de os pulverizar com o líquido de limpeza, feche a porta e ligue a água quente do chuveiro durante 5 minutos para criar algum vapor. Aguarde mais 15 minutos antes de começar a limpar os azulejos e verá a tarefa facilitada

Azulejos da cozinha: se estiverem particularmente sujos, deve pulverizá-los com um desengordurante adequado e deixar atuar alguns minutos antes de começar a limpar os azulejos. Pode ainda experimentar adicionar algumas gotas de óleo essencial de laranja ou de limão à água, uma vez que ambos funcionam como um desengordurante natural. 

limpar azulejos
Limpar azulejos na casa-de-banho e na cozinha têm truques distintos

Limpar azulejos: as juntas

No que toca a limpar azulejos, grande parte da sua sujidade está concentrada nas juntas, ou seja, mune-se de uma boa escova, uma mistura de água e sabão e alguma vontade de esfregar. Pulverize o produto escolhido (pode optar por um produto de limpeza específico no caso das juntas estarem extremamente sujas) e utilize a escova para esfregar bem as juntas, usando um pano para ir secando e removendo essa sujidade. Para facilitar todo o processo, pode ainda recorrer ao truque do vapor.

limpar azulejos
A limpeza das juntas dos azulejos requer um trabalho cuidadoso

Limpar azulejos: o chão

Aspire ou varra a divisão, pulverizando depois o chão com a mistura de água quente e detergente da loiça. Deixe atuar alguns minutos e depois utilize uma esfregona e um balde de água quente para limpar os azulejos, passando as vezes que for necessário, mas tendo sempre o cuidado de trocar a água, uma vez que se a água do balde estiver suja, os azulejos também não ficarão limpos. Pode deixar o chão secar por si, mas recomenda-se a secagem com um pano limpo para assegurar um brilho total. 

limpar azulejos
Manter os azulejos do chão impecáveis não é uma missão impossível

Manutenção dos azulejos

Por norma, evitamos limpar azulejos porque é uma tarefa que exige tempo e trabalho manual, mas se assegurarmos uma manutenção contínua dos mesmos, a sua limpeza tornar-se-á cada vez mais fácil. Arejar diariamente as divisões com azulejos (principalmente as casas-de-banho), passar um pano diariamente nos azulejos da cozinha mais propensos à sujidade (junto ao fogão, bancada de preparação de alimentos e mesa de refeições) e fazer, quinzenalmente, uma limpeza rápida das paredes com um pano embebido num pouco de detergente e embrulhado numa mopa, são pequenos gestos que irão manter os azulejos resplandecentes durante mais tempo. 

 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas