como clarear roupa branca

6 dicas práticas para clarear roupa branca

Manter a roupa branca bonita, luminosa e com a sua cor original nem sempre é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. No fundo, requer uma boa dose de dedicação e paciência, juntamente com uma mão cheia de dicas simples e práticas que serão uma ajuda bastante preciosa na hora de clarear roupa branca.

como clarear roupa branca

Como clarear roupa branca/

Por ser efetivamente a cor mais clara que existe e devido a manchas de transpiração ou de sujidade que dão à roupa branca um aspeto amarelado ou acinzentado, o branco pode ser uma dor de cabeça quando se trata de lavar e manter este tipo de roupa no seu estado e tom original.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Felizmente, existem vários truques certeiros que, com produtos que normalmente temos em casa, podemos facilmente clarear a roupa branca, dando-lhe uma nova vida. 

Água e limão

Seja para remover bolor ou nódoas, num recipiente adequado, prepare uma mistura de detergente para a roupa, uma colher de sal e o sumo de dois limões. Coloque a roupa branca a clarear dentro do recipiente e deixe de molho durante pelo menos duas horas. No fim desse tempo, torça a roupa e coloque ao sol para secar. Em alternativa, e quando se trata de clarear peças de roupa branca mais pequenas, experimente fervê-las dentro de uma panela com água e algumas rodelas de limão, mexendo continuamente até levantar fervura.

como clarear roupa branca
Como clarear roupa branca/ Com os produtos do dia-a-dia que tem na despensa!

Vinagre

O vinagre é um bom aliado no momento de clarear roupa branca: basta juntar meio copo de vinagre branco ao detergente que habitualmente utiliza para lavar a roupa, colocar na gaveta da máquina e escolher o programa mais adequado para a lavagem da roupa branca. Para um tratamento mais específico – como manchas nos colarinhos, punhos ou axilas – pulverize o vinagre branco diretamente nas mesmas, deixe atuar durante 60 minutos, para depois proceder à lavagem normal.

Leite

Pode estar a perguntar-se: como clarear roupa branca com leite/ A resposta é simples: coloque a roupa em questão dentro de um recipiente, cubra-a com leite e deixe repousar durante duas horas. No fim desse tempo, enxague a roupa e deixe secar ao sol. Uma forma muito delicada de devolver a frescura à roupa branca.

como clarear roupa branca
Clarear roupa branca é devolver toda a sua frescura

Água oxigenada

Se precisa de clarear roupa branca, saiba que a água oxigenada também pode dar uma ajuda na hora da lavagem – só tem de adicionar meio copo de água oxigenada à gaveta da máquina de lavar roupa e proceder à lavagem habitual. 

Bicarbonato de sódio

Se não tiver água oxigenada em casa, o bicarbonato de sódio também é uma boa alternativa quando a missão é clarear roupa branca. Tal como a dica anterior, a recomendação é colocar meio copo de bicarbonato de sódio na gaveta do detergente da máquina de lavar roupa e efetuar o programa normalmente utilizado para a lavagem de roupa branca. A diferença será notória!

como clarear roupa branca
Não é difícil manter a roupa branca brilhante, basta saber como

O poder do sol

Já diz a velha tradição que a roupa deve ser seca ao ar livre e se o objetivo é clarear roupa branca, depois de tratada e lavada, procure estender sempre a roupa ao sol, uma vez que a luz direta do sol tem um poder de branqueamento que ajuda a eliminar as nódoas mais persistentes.

Quais destas dicas vai experimentar para clarear a sua roupa branca/

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores