Não há nada mais desagradável do que entrar numa casa e ser recebido com um odor desagradável: se for um cheiro a mofo, então, é duplamente desagradável. Porquê/ Porque transmite a ideia de uma casa velha, abafada, descuidada, pouco higiénica. E como ninguém se sente bem-vindo num espaço assim, é importante atacar imediatamente o problema.
De onde vem o cheiro a mofo/
O cheiro a mofo numa casa pode ter várias proveniências: infiltrações de água, formação de humidade, uma divisão ou casa fechada durante muito tempo, falta de limpeza, a existência de animais de estimação, entre várias outras possibilidades.
O passo mais importante nesta missão que é eliminar definitivamente o cheiro a mofo de uma casa é descobrir o ponto de origem – pode existir, pode não existir, mas deve ser sempre o ponto de partida para poder começar a tratar o problema eficazmente.
7 dicas práticas para acabar com o cheiro a mofo de uma vez por todas
1. Arejar
A casa deve ser arejada diariamente, mas se tiver um problema de mofo, deve arejá-la todo o dia, durante vários dias/semanas consecutivas. Abra portas e janelas, mas também armários e gavetas.
2. Limpeza a fundo
Se a casa não tiver sido alvo de uma limpeza profunda há já algum tempo, então está na hora de o fazer. Aproveite para afastar todos os móveis, espreitar por de trás dos quadros e levantar todos os tapetes para verificar se existe alguma fuga de água ou outro problema que possa estar a contribuir para o cheiro a mofo.
3. Tapetes e sofás
Se possível, mande limpar profissionalmente quer os tapetes sala de grandes dimensões, quer os sofás. Esta é uma limpeza anual importante que irá libertar a casa da acumulação, em grandes quantidades, de pó e ácaros.
4. Desumidificador
Investir num desumidificador é sempre uma boa opção no que toca a eliminar o cheiro a mofo de uma casa. Altamente eficaz e portátil, pode ir alternando entre as várias divisões, colocando o desumidificador a funcionar durante 2-3 horas com a porta fechada e depois trocar.
5. Ventoinhas
Uma alternativa ao desumidificador são as ventoinhas, que também sendo fáceis de transportar de divisão em divisão, contribuem para a circulação do ar, permitindo arejar os diferentes espaços, dissipando assim o cheiro a mofo.
6. Casca de limão
Ferva um pouco de água numa panela, juntamente com algumas cascas de limão. Quando sentir o aroma do limão, transporte a panela para a divisão com o cheiro a mofo mais acentuado, deixando-a a atuar na mesma. Depois de a água arrefecer, coloque-a num frasco e pulverize nos diferentes espaços da casa onde é necessário um purificador de ar natural.
7. Velas e incenso
Enquanto não conseguir controlar por completo o cheiro a mofo dentro de casa, use e abuse de velas, incenso e difusores aromáticos para tornar o ambiente mais perfumado, mais agradável.
Depois de tratado e eliminado o cheiro a mofo, não se esqueça de manter-se atento às limpezas, ao aparecimento de água e/ou humidade e de assegurar um bom arejamento da casa.
You may also like
-
A minha placa de indução ficou marcada, como posso repará-la?
-
Que tamanhos de colchões existem? Finalmente esclarecemos as suas dúvidas
-
Este é o tamanho ideal de televisão para ver filmes e séries
-
Cria o teu escritório verde ecológico com estes 5 simples passos
-
Como limpar pedra mármore para que brilhe como no primeiro dia?