var ajaxurl = 'https://www.conforama.pt/blog/wp-admin/admin-ajax.php';var themecolor='#38a4b4'; Como acabar definitivamente com o cheiro a mofo dentro de casa

Como acabar definitivamente com o cheiro a mofo dentro de casa

Não há nada mais desagradável do que entrar numa casa e ser recebido com um odor desagradável: se for um cheiro a mofo, então, é duplamente desagradável. Porquê? Porque transmite a ideia de uma casa velha, abafada, descuidada, pouco higiénica. E como ninguém se sente bem-vindo num espaço assim, é importante atacar imediatamente o problema.

cheiro a mofo

De onde vem o cheiro a mofo?

O cheiro a mofo numa casa pode ter várias proveniências: infiltrações de água, formação de humidade, uma divisão ou casa fechada durante muito tempo, falta de limpeza, a existência de animais de estimação, entre várias outras possibilidades.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

O passo mais importante nesta missão que é eliminar definitivamente o cheiro a mofo de uma casa é descobrir o ponto de origem – pode existir, pode não existir, mas deve ser sempre o ponto de partida para poder começar a tratar o problema eficazmente. 

cheiro a mofo

Eliminar o cheiro a mofo de uma casa começa por descobrir a origem do problema

7 dicas práticas para acabar com o cheiro a mofo de uma vez por todas

1. Arejar

A casa deve ser arejada diariamente, mas se tiver um problema de mofo, deve arejá-la todo o dia, durante vários dias/semanas consecutivas. Abra portas e janelas, mas também armários e gavetas.

2. Limpeza a fundo

Se a casa não tiver sido alvo de uma limpeza profunda há já algum tempo, então está na hora de o fazer. Aproveite para afastar todos os móveis, espreitar por de trás dos quadros e levantar todos os tapetes para verificar se existe alguma fuga de água ou outro problema que possa estar a contribuir para o cheiro a mofo.

3. Tapetes e sofás

Se possível, mande limpar profissionalmente quer os tapetes de grandes dimensões, quer os sofás. Esta é uma limpeza anual importante que irá libertar a casa da acumulação, em grandes quantidades, de pó e ácaros.

4. Desumidificador

Investir num desumidificador é sempre uma boa opção no que toca a eliminar o cheiro a mofo de uma casa. Altamente eficaz e portátil, pode ir alternando entre as várias divisões, colocando o desumidificador a funcionar durante 2-3 horas com a porta fechada e depois trocar.

cheiro a mofo

Um desumidificador seca e purifica o ar, ajudando a acabar com o cheiro a mofo

5. Ventoinhas

Uma alternativa ao desumidificador são as ventoinhas, que também sendo fáceis de transportar de divisão em divisão, contribuem para a circulação do ar, permitindo arejar os diferentes espaços, dissipando assim o cheiro a mofo.

cheiro a mofo

Uma casa sem mofo é uma casa arejada e aqui as ventoinhas são um bom aliado

6. Casca de limão

Ferva um pouco de água numa panela, juntamente com algumas cascas de limão. Quando sentir o aroma do limão, transporte a panela para a divisão com o cheiro a mofo mais acentuado, deixando-a a atuar na mesma. Depois de a água arrefecer, coloque-a num frasco e pulverize nos diferentes espaços da casa onde é necessário um purificador de ar natural.

7. Velas e incenso

Enquanto não conseguir controlar por completo o cheiro a mofo dentro de casa, use e abuse de velas, incenso e difusores aromáticos para tornar o ambiente mais perfumado, mais agradável.

cheiro a mofo

Embora seja uma solução temporária, colocar um difusor aromático irá ajudar a camuflar o cheiro a mofo

Depois de tratado e eliminado o cheiro a mofo, não se esqueça de manter-se atento às limpezas, ao aparecimento de água e/ou humidade e de assegurar um bom arejamento da casa.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores