pladur

Quando e como aplicar pladur no interior da sua casa

O pladur, ou gesso cartonado, é um dos métodos mais económicos e eficazes de remodelar a casa, para além de ser um material ecológico e inteiramente reciclável. Porém, este é um processo que exige alguns cuidados de preparação e na execução, pelo que lhe iremos explicar como aplicar corretamente pladur no interior da sua casa.

aplicar pladur

Como construir uma parede de pladur

Para construir uma parede de gesso cartonado, terá de sinalizar cuidadosamente o sítio e fixar as guias no chão e no teto, procedendo depois à fixação dos montantes, ou seja, das estruturas de encaixe. Se pretender fixar armários, prateleiras ou suportes para televisão, reforce essa estrutura até se certificar que não cede ao peso desses elementos. Caso queira instalar portas ou janelas, tenha o cuidado de cortar um pouco do montante para reforçar as ombreiras e de delimitar as dimensões corretas para os vãos. 

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Após a instalação e a adaptação dos montantes, poderá fechar um dos lados da parede com parafusos. Se for necessário instalar caixas elétricas, utilize uma serra-copo. A fixação das caixas deverá ser bastante simples, uma vez que estas dispõem de presilhas próprias para o efeito. Tenha também o cuidado de colocar instalações elétricas, hidráulicas ou telefónicas no interior da parede e finalize com um isolador, como lã mineral, para um melhor isolamento térmico e acústico. Para terminar, feche o segundo lado da parede e faça o tratamento das juntas. Poderá depois decorar a superfície como preferir. Se o painel tiver continuamente exposto a humidade, aplique um primário próprio para proteger o gesso da água.

aplicar pladur

Como rebaixar o teto com pladur

Comece por conceber o espaço no papel com as medidas e proporções corretas, por forma a determinar a colocação das calhas. Não se esqueça de incluir a iluminação, o ar condicionado e demais elementos do teto nesta projeção inicial, pois será necessário recortar estas aberturas nos painéis destinados a esses espaços. Utilize um nível de bolha para medir os desníveis dos painéis. Este passo é essencial para marcar os locais das calhas centrais e para conseguir uma distribuição uniforme dos painéis laterais. Em seguida, proceda à construção da estrutura para encaixar as placas, fixando os ângulos de parede onde pretende rebaixar o teto.  

Antes de montar os painéis nas calhas, certifique-se que as calhas centrais têm um bom suporte, podendo ser necessário recorrer a buchas para a fixação de um arame no teto para reforçar a estabilidade. Após assegurar a consistência estrutural, poderá iniciar a colocação dos painéis. Se quiser dar um acabamento nas juntas, pode aplicar uma pequena camada de argamassa com uma espátula, devendo dar uma segunda demão ao fim de 24 horas. Depois de secar, pode lixar. No caso das bordas, coloque pedaços de adesivo para construção numa fita de acabamento, pressione e remova. Passados alguns minutos, coloque a fita no mesmo local e torne a pressionar.

aplicar pladur

Deste modo, o pladur oferece uma solução funcional, amiga do ambiente, mais económica e de construção mais rápida do que o cimento ou o tijolo e totalmente personalizável aos seus gostos e necessidades.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores