construir casa

Construir a sua casa de sonho: o essencial de que não se deve esquecer

Construir a sua própria casa de raiz permite-lhe criar algo exatamente à sua medida. Pode construir o autêntico palácio com que sempre sonhou ou a humilde casa de campo dos seus sonhos veranis. No entanto, este é um processo altamente complexo e muito laborioso, que lhe poderá trazer algumas dores de cabeça.

 

construir casa

De forma a minimizar os trabalhos que irá ter ao construir a sua casa de sonho, juntámos algumas dicas imprescindíveis e que certamente irão ajudar nesta aventura.

Uma inspiração perfeita… e possível

Enquanto que imaginar uma casa fantástica é sempre algo onde nos podemos perder durante horas, na parte de passar o sonho para a realidade convém que sejamos realistas. Apesar de as nossas ideias poderem parecer exequíveis, apenas um arquiteto qualificado vai poder dizer se assim o é ou não.

CONFORAMA - PT - Mobilie o seu quarto com as últimas tendencias

Por isso, ao imaginar a sua casa de sonho, mantenha os pés firmes no chão e esteja aberta às recomendações do arquiteto. Antes de aprovar o projeto, certifique-se de que é exatamente aquilo que quer (ou a aproximação real possível) — as coisas vão ser mais complicadas se andar sempre para trás e para a frente em revisões infindáveis do projeto final.

Construção de confiança

É certo que construir uma casa é um projeto extremamente dispendioso e isso pode levar-nos a tentar poupar onde for possível. No entanto, há certas áreas onde não podemos procurar poupar além do razoável.

Comprar os materiais mais baratos pode parecer apelativo no imediato, mas a longo prazo pode trazer mais prejuízos do que a solução recomendada pela equipa de construção. E relativamente à equipa de construção, a mão-de-obra também vai ser dispendiosa — e também não vai querer poupar nos custos.

construir casa

Recorde-se de que as coisas têm custos elevados por um motivo. As equipas mais experientes são mais caras, mas provavelmente vão fazer um melhor trabalho (e mais rápido) do que empreiteiros inexperientes.

Ainda assim, isto não quer dizer que não tenha como poupar. A construção de uma casa é feita por fases e não precisa de comprar todo o material de uma só vez. Aproveite as promoções que encontrar e privilegie os materiais de qualidade — não se deixe enganar por designs e slogans que podem fazer com que o produto pareça melhor do que aquilo que realmente é.

Um fundo de emergência

Por vezes, as obras vão além do orçamento inicial. Isto pode dever-se a variadas razões, tais como problemas técnicos ou custos inesperados. Independentemente da razão, caso seja necessário mais dinheiro do que aquele acordado inicialmente, um fundo de emergência pode poupar muitas dores de cabeça.

Quando estiver a alocar o dinheiro do orçamento da obra, coloque de parte uma pequena percentagem do custo total e conte como se também fizesse parte do orçamento. Caso esse dinheiro não venha a ser necessário, já tem um pequeno fundo para a decoração da sua nova casa.

Um sonho pré-fabricado

Uma forma de poupar nos custos da construção da sua casa de sonho é através de uma construção pré-fabricada. Ainda que estas casas possam não ter o encanto de uma casa planeada ao pormenor, têm a vantagem de ser menos dispendiosas e de ser mais rápidas a construir.

construir casa

Caso não queira construir uma casa extravagante e esteja à procura de uma coisa mais simples, confirme se as casas pré-fabricadas são uma boa opção para si. Vai poupar tempo e dinheiro.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores