Quem não gosta de criar um cantinho zen ou uma zona de relax/ As velas não só proporcionam a luz ténue que convida à calma, mas também ajudam a criar um ambiente mágico e rústico em casa. As velas são sempre úteis na decoração de mesas e aparadores. Com elas é possível encher de charme uma superfície vazia, sobretudo se são artesanais. Quer aprender a fabricar as suas próprias velas/ Hoje, no blogda Conforama, oferecemos-lhe uma guia para fazer um trabalho manual DIY realmente doce.
Como fabricar velas de mel
Necessita:
-Láminas coloridas de cera de abelhas (disponíveis em lojas de ceras ou estabelecimentos de decoração).
-Corda para o pavio.
-Um X-acto.
-Um tira-linhas ou uma tábua sobre a qual poder cortar.
-Formas metálicas de pastelaria.
Processo de elaboração:
As láminas de cera que tenha comprado não devem ser muito rígidas, para não se quebrarem durante a manipulação. Se alguma delas está neste estado, amoleça-a mediante o calor de um secador de cabelo. Tenha o cuidado de não aplicar o secador durante muito tempo para que não se derreta.
Sobre o tira-linhas ou a tábua de cortar, colocamos cada lámina de cera e cortamos com o X-acto. As medidas adequadas podem ser: 20 centímetros de comprimento por 14 centímetros de largura.
Seguidamente, devemos seleccionar o comprimento do pavio, que pode ser proporcional ao tamanho total da vela, tendo o cuidado de deixar pelo menos 3 centímetros de pavio por fora do limite do molde de cera, para que não fique muito curto.
Chegamos então ao momento de fabricação propriamente dita da vela. Colocamos o pavio a uns 5 centímetros do limite do molde de cera. Enrolamos todo o molde sobre si, o mais uniformemente possível, para não perder a forma cilíndrica, e pressionando no final o limite para evitar que se desenrole a vela. Se precisa alguma ajuda, utilize novamente o secador, sem exagerar.
E já está! Pronta para iluminar a sua casa ou a dos seus seres queridos.