A sua casa é pequena/ Procura uma melhor distribuição do espaço/ Já pensou em optar por ter a sala e cozinha em open space/
Esta solução é prática e permite-lhe otimizar o espaço, juntando as duas divisões onde habitualmente passamos mais tempo. Se gosta de receber visitas e organizar grandes jantares, ainda melhor!
O que é ter a sala e cozinha em open space/
Open space significa espaço aberto. Ou seja, ter a cozinha e a sala em open space significa que não existem paredes a separar estas duas divisões. Esta é uma tendência muito comum em escritórios empresariais e que tem vindo também a ganhar espaço nas casas privadas. Atualmente, é bastante comum encontrar casas em que não existem divisões separadas por paredes e todos os diferentes espaços coexistem em harmonia. No entanto, neste artigo, vamos apenas abordar o conceito open space aplicado à sala e à cozinha.
Cozinhas open space: quais são as vantagens/
Para além da otimização do espaço, especialmente quando falamos de casas pequenas (com menos de 80 m2), ter a cozinha e a sala em modo open space traz várias vantagens. Em primeiro lugar, a ausência de paredes entre a sala e a cozinha facilita o convívio, tanto no dia a dia, com a família, como em jantares com amigos e convidados. Lembra-se de quando ficava a cozinhar, enquanto todos os outros se divertiam na sala/ Tendo a sala e a cozinha no mesmo espaço, isto já não acontece!
Ter sala e cozinha juntas significa mais convívio e diversão
Cozinhas open space: quais são as desvantagens/
Claro que não ter uma parede a separar estes dois espaços também pode trazer algumas desvantagens, como, por exemplo, os cheiros. Se não tiver um bom exaustor, é muito fácil que a sua sala fique a cheirar ao refogado que preparou para cozinhar um magnífico estufado.
Poderá até mesmo continuar a sentir o cheiro a caril enquanto relaxa no sofá, a seguir à refeição. Por isso, é imprescindível que invista algum tempo e dinheiro para escolher um exaustor que garanta uma correta extração de fumos e cheiros.
Outra das desvantagens de ter sala e cozinha ligadas é que, se a sala estiver desarrumada, a cozinha também estará, e vice-versa. A cozinha é, habitualmente, um espaço onde há mais desarrumação: a loiça por lavar, os utensílios por arrumar, os eletrodomésticos de que precisamos… Para que a solução open space funcione, é preciso que ambas as divisões tenham muita arrumação. Na cozinha, pode escolher armários funcionais que têm muito mais espaço do que aquilo que aparentam.
Evite os grandes erros do ter uma cozinha e sala em open space
Um dos erros que as pessoas costumam cometer ao optar pela solução de sala e cozinha em open space é olhar para a decoração e mobília exatamente como olhariam se estas divisões estivessem separadas. Ao mobilar e decorar um espaço desta natureza, nunca se esqueça que sala e cozinha estão juntas e devem complementar-se, em estilo e funcionalidade.
Erro nº1: Estilos diferentes
Não faz sentido optar por estilos diferentes para sala e cozinha se elas coabitam o mesmo espaço. Não queremos dizer que tenha de escolher exatamente as mesmas cores e os mesmos materiais, mas tente manter um estilo cromático e escolher materiais similares.
Erro nº2: Não separar os espaços
Embora o objetivo seja ter a sala e a cozinha no mesmo espaço, é um erro comum não criar divisões, ainda que muito ténues, entre os diferentes espaços. Para tal, pode servir-se de uma mesa de jantar extensível, que marcará a transição entre sala e cozinha, ou até mesmo de uma bancada em estilo ilha. Se preferir algo mais discreto, ou tiver pouco espaço disponível, pode optar por colocar um móvel, uma estante ou um biombo.
Erro nº3: Tirar mal as medidas
Outro erro muito comum é, na ânsia de ver o nosso projeto de decoração terminado, esquecermo-nos de tirar as medidas ao espaço disponível. O resultado/ O sofá fica demasiado perto da televisão, o frigorífico não cabe e não há espaço para as cadeiras da mesa de jantar. Antes de começar a planear o seu projeto de sala e cozinha em open space, tire as medidas ao espaço disponível e comece por escolher os objetos mais volumosos: sofá, frigorífico, fogão, etc… Em algos casos, existem soluções adaptadas a espaços pequenos, como as mesas extensíveis, por exemplo.
Agora que já decidiu transformar a sua cozinha e sala num open space, visite a Conforama e peça um orçamento à medida para o seu espaço de sonho!